Esportes

Com dúvidas no time, Botafogo busca classificação no Chile

32590668301_42052d691f_k.jpg Enquanto a torcida Botafogo deixava o Engenhão na quarta-feira passada, torcedores do Colo Colo, do Chile, faziam festa com a derrota por apenas 2 a 1. Os mais supersticiosos vão se lembrar que santistas fizeram o mesmo após a derrota por 2 a 1 na primeira partida do Brasileiro de 1995, que terminou com o título do alvinegro carioca. Nesta quarta-feira, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, às 21h45m (de Brasília), alvinegros brasileiros e chilenos decidirão uma vaga na terceira fase da Libertadores, e uma lembrança otimista não faz mal a ninguém. Botafogo – 05.02

– A equipe (do Colo Colo) precisa da vitória. A gente sabe que eles, em casa, são muito fortes no início do jogo. Estamos preparados para todas essas situações, mas tudo pode mudar no decorrer da partida. A expectativa é de fazer um grande jogo – garantiu, nesta terça-feira, Jair Ventura, técnico do Botafogo, após treino no local do jogo desta quarta-feira.

Cidade que viu Garrincha comandar a seleção brasileira campeã mundial em 1962, Santiago não vai assistir a um time brasileiro cheio de craques dessa vez, embora Montillo – ex-jogador da Universidad de Chile, rival do Colo Colo – e Camilo sejam capazes de lances de categoria. Jogador que se destacou na partida de ida, mas sofreu uma lesão no cotovelo esquerdo e nem sequer voltou para o segundo tempo, Aírton desperta muita expectativa. Ele viajou para o Chile e, segundo Jair Ventura deu a entender em entrevista nesta terça-feira, está pronto para atuar.

Num jogo de estratégias, Jair não confirmou se Aírton vai começar jogando. Ainda longe do melhor momento físico, Camilo também poderia começar no banco, dando lugar a um jogador de maior poder de marcação. Dessa forma, o alvinegro reeditaria a escalação com três volantes, principal característica do time no ano passado, quando teve sucesso ao jogar fora de casa. Neste caso, Rodrigo Lindoso seria titular.

Jogando dessa forma sob o comando de Jair, o time venceu partidas importantes contra São Paulo, Internacional e Grêmio fora de casa no Brasileiro passado. Nesta quarta-feira, mesmo um empate garante a classificação.

– Independente de gols saírem cedo, não vai estar nada decidido. Se eles fizerem um, vão querer fazer outro. Mas quando você joga em casa passa o que passamos: a preocupação de sofrer um gol em casa. Eles vão atacar, mas preocupados – analisou Jair Ventura.

Treinador do Colo Colo, que elogiou o melhor condicionamento físico de seu time no segundo tempo no Engenhão, Pablo Guede tem sido otimista em suas entrevistas. Nesta terça-feira, no entanto, lembrou que é preciso ter calma.

– Temos que ter paciência. São 90 minutos, e precisamos ser precavidos. Não é necessário começar ganhando por 3 a 0 com cinco minutos. Precisamos de calma. Serão 40 mil torcedores empurrando – afirmou o técnico.

Ficha do jogo:

Colo Colo: Justo Villar, Fernando Meza, Julio Barroso e Claudio Baeza; Luis Figueroa, Esteban Pavez, Jaime Valdés, Bryan Véja e Ramón Fernández; Esteban Paredes e Octavio Riveros.

Botafogo: Gatito, Jonas, Emerson Silva, Marcelo e Victor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo (Lindoso) e Montillo; Pimpão e Roger.

Juiz: Patricio Loustau (ARG).

Local: Estádio Monumental David Arellano, em Santiago.

Horário: 21h45m (do Brasil).

Transmissão: Rede Globo e Fox Sports