Cotidiano

Com dólar alto e crise, vendas caem pela metade nos camelôs

Os produtos cotados na moeda norte-americana são substituídos pelos nacionais

Cascavel – Assim como o comércio varejista, quem também não está satisfeito com as vendas para o Natal são os comerciantes de camelôs. No ano passado, neste mesmo período, as vendas eram 50% maiores.

“Não temos clientes. As pessoas não vêm buscar nada em nossas lojas. Nem mesmo com o pagamento do 13º salário as vendas avançaram. Quem tem dinheiro sobrando, está guardando”, revela o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes da Avenida Carlos Gomes, Enedir Mendes da Silva.

Com o dólar variando de R$ 3,88 a R$ 4 nesta semana, os produtos cotados na moeda norte-americana são substituídos pelos nacionais.

“Nosso forte sempre foi o eletrônico, mas com o preço do dólar fica muito difícil competir com as lojas de departamentos que vendem em até dez vezes sem juros. Pisca-pisca, brinquedos entre outros assessórios fomos buscar em São Paulo para revender”, frisa.

Entre os eletrônicos mais vendidos estavam os smartphones, mas a queda tem sido brusca.

“O celular era nosso forte, mas também teve uma queda brusca e não vendemos nem a metade prevista se comparado com 2014. Esperamos que nos dias que antecedem o Natal possamos ver uma reagida”, declara Silva.

O comerciante Aparecido da Costa Guedes há mais de 20 anos trabalha com importados. Ele lamenta a queda e afirma que nem o Natal tem recuperado as vendas.

“As pessoas não têm comprado como antes. Nem mesmo com opção de parcelamento no cartão de crédito. Fazemos horário diferenciado e a última esperança são os dias próximos ao Natal”, afirmou.

Horário especial

Para tentar dar mais conforto e atendimento especial aos clientes, os camelôs atendem até mais tarde todos os dias. Das 9h às 21h. Neste domingo, o atendimento será das 8h às 12h.

“Ficamos até mais tarde para dar comodidade ao cliente. Esperamos que o horário estendido chame a atenção de quem pretende comprar seus presentes”, disse Enedir Mendes da Silva.