Cotidiano

Com divisão do grupo de Sarney, eleição em São Luís (MA) deve ter 2 º turno

BRASÍLIA – A corrida eleitoral deste ano em São Luís (MA), é marcada pela divisão do grupo de apoio e de afilhados políticos do ex-presidente e senador da República, José Sarney (PMDB). Sem uma orientação da preferência de Sarney na corrida à prefeitura, seus simpatizantes se fragmentaram pelos principais concorrentes ao cargo de chefia do executivo municipal. E essa disputa pode se estender para um segundo turno, de acordo com a pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope nesta quarta-feira.

De acordo com o instituto, o candidato à reeleição Edivaldo Holanda Júnior (PDT) lidera com 38% dos votos contra 28% do segundo colocado, Wellington do Curso (PP). O pedetista, aliado do governador Flavio Dino (PC do B), recebe apoio de Gastão Vieira (PROS), correligionário histórico de Sarney. Indicado pelo ex-presidente, Vieira foi ministro do Turismo do governo de Dilma Rousseff e hoje ocupa a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A fragmentação dos aliados do ex-presidente afeta também o Partido Verde (PV). Dois dos principais nomes do partido no Maranhão apoiam candidatos diferentes. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, vê sua candidata derrapar na corrida pelo executivo municipal. Eliziane Gama (PPS), que chegou a ter 16% das intenções de voto no final de agosto, está em terceiro lugar no último levantamento do Ibope: 8%. Já o deputado estadual Edilázio Júnior (PV) discursa a favor de Wellington do Curso. Genro do ex-presidente do Tribunal de Contas do Maranhão, Ronald Sarney, o deputado tem atuado na linha de frente pela eleição do progressista.

Em terceiro lugar nas pesquisas, mas com poucas chances de alcançar o segundo turno, está a deputada federal Eliziane Gama (PPS), com 8% das intenções de voto. Eliziane conta com o apoio do ministro de meio ambiente do governo de Michel Temer, Sarney Filho.

O PMDB voltou a lançar um candidato à prefeitura de São Luís após o fraco desempenho alcançado em 2008, quando Gastão Vieira obteve cerca de 1% dos votos válidos naquela eleição. Sem muito apoio na disputa, em 2016 o partido lançou o vereador Fábio Câmara para o pleito. Com 4% das intenções de voto, ele aparece em quinto lugar, atrás ainda do candidato do PMN, Eduardo Braide – 5%.

PESQUISA

Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o Ibope ouviu, entre os dias 22 e 28 de novembro, 805 eleitores da capital maranhense. De acordo com o instituto, o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante, afiliada da TV Globo no Maranhão, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MA) sob o protocolo MA-05305/2016.

As intenções de votos:

1º Edivaldo Holanda Júnior (PDT) – 38%

2º Wellington Do Curso (PP) – 28%

3º Eliziane Gama ( PPS ) – 8%

4º Eduardo Braide (PMN) – 5%

5º Fábio Câmara (PMDB) – 4%

6º Rose Sales (PMB) – 3%

7º Cláudia Durans (PSTU) – 2%

8º Valdeny Barros (PSOL) – 1%

9º Zeluis Lago (PPL) – 0%

*Brancos e nulos somaram 6%. Indecisos ou que preferiram não responder, 5%.

Rejeição: De acordo com o Ibope, com 24% das respostas, Eliziane Gama (PPS) é a mais rejeitada pelo eleitorado de São Luís para assumir o executivo municipal. Ela é seguida pelo aspirante à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e pelo candidato do PPL, Zeluis Lago, ambos com 23%. Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PMB) têm 19% de rejeição cada. Na sequência aparecem Valdeny Barros (PSOL) – 18%; Cláudia Durans (PSTU) – 17%; Wellington do Curso (PP) – 16%; e Eduardo Braide (PMN) – 12%. Dos entrevistados, 6% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos, e 11% não opinaram.

Segundo Turno: O Ibope divulgou levantamento para três cenários de disputas diferentes de segundo turno. Na mais provável situação – dados os números das pesquisas de primeiro turno -, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) venceria Wellington do Curso (PP), por uma diferença mínima. O pedetista já tem 45% das intenções de voto para o segundo turno, contra 40% do candidato do PP. Brancos e nulos somaram 11%. Indecisos ou que não responderam, 4%.

O pedetista venceria com folga Eliziane Gama (PPS) em um eventual segundo turno contra ela. Diante da deputada federal, ele tem 49% das intenções de voto, contra 29% dela. Brancos e nulos,11%; indecisos ou que não responderam, 6%.

No terceiro cenário, Wellington do Curso também venceria a aspirante do PPS: 49% versus 28%. Brancos e nulos somaram 17% e indecisos ou que não responderam, 6%.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira