Esportes

Com desfalques e ajustes, meio-campo da seleção brasileira terá mudanças

NATAL – Após um primeiro dia de atividade com jogadores desembarcando da Europa em cima da hora para treinar e presença de 10 mil torcedores na Arena das Dunas, Tite terá mais calma para trabalhar nesta terça-feira. Com a chegada de Daniel Alves, Taison e Gabriel Jesus, a seleção fica completa e espera-se que a lista de poupados, que, na véspera, foi de cinco jogadores, seja menor na atividade desta terça-feira. E o treinador terá ajustes a fazer no meio-campo antes da partida de quinta-feira, contra a Bolívia, às 21h45m, em Natal, pela eliminatória da Copa do Mundo de 2018.

TABELA: Jogos e classificação das eliminatórias na América do Sul

Titular de Tite, Paulinho está suspenso por cartões amarelo e não enfrenta a Bolívia. O mesmo acontece com Casemiro, cortado por lesão. Quem tem vaga praticamente assegurada é Fernandinho, marcado na goleada por 7 a 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo, e na eliminação precoce na Copa América do ano passado.

Seleção brasileira e Tite em 3 de outubro

Em Natal, o jogador do Manchester City, da Inglaterra, falou sobre seu retorno:

– Com novo treinador e comissão técnica, acabamos recebendo uma nova chance por mais que tenha acontecido tudo de ruim. O importante foi (os jogadores da Copa) terem focado em seus clube e, agora, tentar fazer a mesma coisa na seleção – disse Fernandinho, que vive a mesma situação de Thiago Silva, do PSG, da França, e de Oscar, do Chelsea, da Inglaterra.

Fernandinho contou que recebeu uma ligação de Tite pouco depois de sua convocação e elogiou a forma como o treinador demonstrou conhecer seu posicionamento. Tanto para o volante como para o técnico, a função de único volante fixo mais preocupado com a movimentação defensiva, é semelhante ao que Guardiola implementou no time inglês desde sua chegada na atual temporada. O jogador afirmou que não terá dificuldade em se encaixar no esquema da seleção.

– Estou me sentindo um felizardo de poder trabalhar com os dois (Tite e Guardiola). Se fosse comparar alguma coisa, seria a forma como tratam os jogadores, conversando, com diálogo aberto, olho no olho. Acho valioso isso. O jogador se sente importante e que tem o respaldo do treinador para passar o que pensa – avaliou Fernandinho, que terá Rafael Carioca, do Atlético-MG, como seu reserva imediato.

À frente dele, a disputa por vaga promete ser mais acirrada. Para jogar ao lado de Renato Augusto, a tendência é que Tite opte por Giuliano, que, na segunda-feira, foi um dos poupados na atividade na Arena das Dunas. Ex-jogador de Tite no Internacional, ele concorre com Lucas Lima, do Santos, e Oscar, mas larga na frente, por já ter entrado em campo na vitória sobre a Colômbia por 2 a 1, em Manaus.

Na atividade de segunda-feira, Oscar, que desempenha um papel semelhante no Chelsea, teve a oportunidade de fazer todo o treinamento ao lado de Renato Augusto, o que pode ter sido um teste de Tite para vê-lo atuando junto com o titular.