Cotidiano

Com descoberta de novo sistema, exoplanetas somam agora 3453

65140912_This handout artist?s impression released by the European Southern Observatory on February.jpgRIO – De uma só vez, foi confirmada, nesta quarta-feira, a descoberta de novos sete planetas extrassolares (ou exoplanetas, aqueles que orbitam estrelas que não o nosso Sol). Agora, de acordo com dados da Nasa, existem 3.453 exoplanetas com existência confirmada, e outros 4.696 à espera de confirmação. No que diz respeito a sistemas de planetas ? como o recém-revelado, em torno da estrela-anã Trappist-1 ?, há 577 reconhecidos. Links planetas

O primeiro exoplaneta descoberto foi o 51 Pegasi B, em 1995. O desenvolvimento da tecnologia nos anos seguintes permitiu que o volume de novas revelações fosse acelerado ? como por exemplo com o lançamento pela Nasa do telescópio Kepler, enviado à órbita em 2009 com o objetivo de encontrar planetas fora do nosso Sistema Solar que podem se habitáveis. O telescópio já confirmou a existência de 2.331 exoplanetas.

Inicialmente, a tendência foi de descoberta de planetas isolados e maiores, conhecidos como gigantes gasosos, como Júpiter; depois, se tornou mais possível a identificação de planetas menores, finalmente chegando àqueles com tamanho aproximado da Terra, além de sistemas solares inteiros. Em 2010, pela primeira vez, foi anunciado um sistema com mais semelhanças ao nosso, identificado inicialmente a partir da Terra, no Observatório Europeu do Sul, no Chile.

Sistema Solar InfoDentre os sete planetas que orbitam ao redor da Trappist-1, três apresentam zonas habitáveis, ou as chamadas zonas Goldilock ? onde as condições são favoráveis à existência de água e vida. Os outro quatro planetas passam de raspão pela classificação.

Mas apenas porque um planeta entra nesta categoria, não quer dizer que a vida exista ou possa ter existido. Segundo a astrofísica do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Sara Seager, se os alienígenas observassem o Sistema Solar a partir do sistema ao redor da Trappist-1, eles poderiam estar dizendo algo como: “Olha, tem três planetas habitáveis ali, Venus, Terra e Marte”.

? Devemos esperar para ver o que existe ali ? recomenda com cautela Seager, que não fez parte da descoberta divulgada na quarta-feira.