Esportes

Com data marcada, próximo Circuito de Ciclismo terá o dobro de vagas

O sucesso do evento levou a coordenação a ampliar as vagas. Para o dia 24 de junho já serão 200 ciclistas.

A 1ª edição do Circuito de Ciclismo na Itaipu, que ocorreu na manhã desse domingo (27), foi um sucesso de participação. Tanto que a Coordenadoria de Turismo da Itaipu, responsável pela organização do evento, dobrou de 100 para 200 as vagas da próxima edição, marcada para o dia 24 de junho, último domingo do mês.

Na manhã de domingo, exatas 107 pessoas pedalaram pela Itaipu. Entre os participantes, dois terços eram pessoas da comunidade, sem vínculo com a empresa. “É a oportunidade de a comunidade vivenciar a usina e conhecer o que tem bonito aqui dentro”, resumiu Aline de Albuquerque, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, área responsável pelo evento.

O percurso foi de 18 km e passou por vários pontos da usina hidrelétrica. Saiu da Barreira de Controle em direção ao Mirante do Vertedouro. Depois ao Mirante Central, Porto do Kattamaran e de volta à Barreira, passando pelo Parque da Piracema.

Quem puxou o pelotão de ciclistas foi o agente de segurança Marcos de Seixas. Como estava no turno, ele se ofereceu para dar apoio à segurança dos ciclistas e foi pedalar com sua bicicleta. “Foi uma forma de fazer o serviço da segurança, mas descaracterizado. Assim as pessoas não ficam inibidas para chegar e conversar”, explicou Marcos.

O circuito vai ocorrer todo último domingo de cada mês. As próximas edições estão agendadas para 24 de junho, 29 de julho, 26 de agosto, 30 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro. O link com o formulário de inscrição é liberado uma semana antes da realização do evento (o endereço será sempre o mesmo).

Demanda antiga

O passeio de bicicleta dentro da Itaipu é uma demanda antiga dos vários grupos de ciclismo da cidade. O pessoal do Pedal das Brutas, grupo que reúne 30 ciclistas, foi um dos que entraram em contato com a empresa para conseguir a liberação.

“Foi maravilhoso. Pedalamos em um ambiente seguro, sem a concorrência com os carros e, além disso, no meio da natureza, apreciando a paisagem”, disse a coordenadora do grupo, a comerciante Neiva da Costa.

A turma se reúne todos os domingos para pedalar pela cidade ou outros pontos como Santa Terezinha de Itaipu, as Cataratas do Iguaçu ou Ciudad del Este. O grupo também se reúne de segunda a sábado, em frente à Ono, na Avenida Paraná, para os treinos de corrida. “A única exigência é que se chegue no horário, às 6h da manhã”, diz Neiva.