Cotidiano

Com ausência de Dilma, Comissão do impeachment recebe Cardozo

BRASÍLIA – Sem a presença da presidente afastada Dilma Rousseff, a comissão especial do Senado que analisa o impeachment receberá nesta quarta-feira o ex-ministro José Eduardo Cardozo, que defende a presidente no processo. Cardozo trará uma manifestação por escrito em nome de Dilma e procederá a leitura. A reunião começou às

A decisão pela ausência de Dilma foi oficializada nessa terça-feira. A defesa diz ser uma estratégia para que ela compareça apenas ao plenário, onde seria o ambiente ideal para a presença de presidentes da República. Mas mesmo nessa fase ainda não há confirmação se Dilma irá.

Cardozo estima que levará menos de uma hora para ler a manifestação de Dilma. Ele se reuniu com ela na noite de terça-feira para fechar os últimos detalhes do texto. O advogado disse estar preparado para responder perguntas dos senadores, mas a previsão da comissão é de que não será aberto espaço para questionamentos, que só poderiam ser feitos a Dilma.

A partir desta quinta-feira começa a contar o prazo para que a acusação apresente suas alegações finais no processo. Pelo calendário, o prazo vencerá no dia 12, próxima terça-feira, mas a jurista Janaina Conceição Paschoal pretende entregar o documento antes. Na sequência, a defesa terá até o dia 27 para apresentar suas alegações finais.

No dia 2 de agosto, o relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresenta seu parecer. Dois dias depois a comissão votará. No dia 9 está prevista a sessão em plenário para decidir se Dilma será levada ao julgamento final. Nessa fase, é necessário apenas maioria simples entre os senadores. A previsão, pelos prazos estabelecidos, é que a decisão final ocorra após a Olímpiada do Rio, que terminam no dia 21