Cotidiano

Com até Renzi cogitado, presidente da Itália tenta resolver crise política

ROMA – O presidente italiano iniciou conversas com líderes partidários nesta quinta-feira em busca de uma saída da crise política causada pela renúncia do primeiro-ministro do país, Matteo Renzi. Ex-juiz constitucional de 75 anos de idade, Sergio Mattarella precisa decidir se alguém consegue liderar a Itália até as eleições marcadas para 2018 ou se um governo interino deveria assumir até que uma eleição antecipada possa ser realizada na primavera local. Cogita-se ainda que Renzi seja reinvestido de maneira provisória para liderar o processo, hipótese reforçada pelo jornal “La Repubblica”.

Ex-democrata cristão de estilo menos intervencionista do que seu antecessor, Giorgio Napolitano, Matterela começou as reuniões com os líderes institucionais às 18h locais no Palácio Quirinal. Trouxe Napolitano e os presidentes das duas Casas Legislativas.

As reuniões serão seguidas de tratativas parlamentares na sexta-feira ? incluindo os partidos opositores a Renzi ? e encerradas na noite de sábado. Mattarella deve esperar até segunda-feira para revelar sua decisão. Renzi descartou ? por ora ? continuar como premier interino, afirmou uma fonte parlamentar.

O processo é familiar para a Itália, que tem um histórico de colapsos governamentais, mas é o primeiro desde que o siciliano Mattarella assumiu no ano passado, na esteira de uma carreira política que começou depois que a máfia assassinou seu irmão, um político, em 1980.

A maioria dos partidos, incluindo o Partido Democrático (PD) de Renzi, que tem a maioria das cadeiras no Parlamento, parece preferir uma eleição antecipada, o que faria a nação se juntar a uma lista de grandes países europeus ? como França, Alemanha e Holanda ? que irão realizar eleições nacionais em 2017.

Até agora os mercados têm tolerado a situação italiana. Até o Banco Monte dei Paschi di Siena, que pode precisar de uma intervenção governamental para sobreviver, viu suas ações subirem mais de 6 por cento nesta quinta-feira depois de pedir ao Banco Central Europeu uma prorrogação de três semanas em seu plano de resgate.