Cotidiano

Com a PM fora das ruas, Vitória suspende aulas nesta segunda

aulas.jpg

RIO – A Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, decidiu suspender o início do ano letivo no turno da manhã nas escolas da rede municipal, nesta segunda-feira, por causa da saída da Polícia Militar das ruas do estado. Também estão sem atendimento as unidades de saúde da capital capixaba. Com isso, a vacinação contra a febre amarela está suspensa. Segundo a página da prefeitura, as medidas foram adotadas por causa dos protestos que estão sendo realizados por parentes dos PMs.

A PM deixou de fazer o policiamento nas ruas desde a madrugada do sábado. Parentes fizeram mobilizações em quartéis para impedir a saída de policiais e de carros – os agentes são proibidos de fazer protestos pelo Código Penal Militar, segundo o “G1”. As manifestações acontecem em toda a Região Metropolitana de Vitória, Guarapari, Linhares e Aracruz, Colatina e Piúma.

Os parentes do presos pedem reajuste salarial, pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno.

SEM NEGOCIAÇÃO

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, as negociações com os PMs estão suspensas até que eles voltem a patrulhar as ruas e a atender as ocorrências.

“A primeira providência adotada pelo governo para debelar esse movimento foi o ajuizamento de uma ação judicial requerendo a decretação da ilegalidade do movimento. Muito embora seja um movimento reivindicatório, o que temos em mãos são ações que estão impedindo que a Polícia Militar possa realizar seu trabalho, e o que trabalho que lhe cabe, que é o patrulhamento das ruas e o atendimento das ocorrências. Além disso, foi determinado ao Comando da Polícia Militar a instauração de inquéritos policiais militares para apurar eventuais responsabilidades de indivíduos que estão incitando a tropa e facilitando que esse movimento atinja a população capixaba. Além disso, foi solicitado ao Ministério Público que faça a requisição desses inquéritos policiais militares”, afirmou Garcia, num vídeo compartilhado na noite deste domingo.

“Enquanto não tivermos policiamento nas ruas para atender aos chamados dos capixabas, está determinada a suspensão de qualquer tratativa e negociação com representantes do movimento. Nossa intenção é negociar, sempre, porém essa negociação deve se pautar pelo respeito mútuo, e a condição para que os policiais venham patrulhar as ruas e atender as chamadas dos cidadãos capixabas”, completou ele.

Além de Vitória, escolas e faculdades públicas e particulares também cancelaram as aulas desta segunda-feira, de acordo com o “G1”:

– Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): campi Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus;

– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): campi Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória;

– Faculdade de Direito de Vitória (FDV);

– Emescam;

– Escola São Domingos;

– Darwin: unidades Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares;

– Up: todas as unidades

– Escolas públicas municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica (período matutino) e Viana.