Cotidiano

Com a crise, demanda de estagiários nas empresas tem alta de 30%

Dentre os setores que mais requisitam estagiários está o administrativo

Cascavel – O mercado de trabalho registra nos últimos meses o aumento na contratação de mão de obra de estagiários por parte das empresas, sendo que a principal alegação de responsáveis de agências de estágios é a crise econômica.

Em uma das agências de estágios de Cascavel, a procura aumentou em torno de 30% neste período do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. O proprietário Alex Rossi relata que um dos reflexos do momento econômico é o fato das empresas reduzirem o valor da bolsa-auxílio ao estagiário.

“Antes abriam vagas com remuneração de R$ 800, hoje abrem vagas com bolsas no valor de R$ 500. Os estagiários também eram contratados tendo algum conhecimento na área, hoje as empresas buscam ensinar desde o início”, disse.

Outro reflexo apontado por Alex é o aumento da oferta por estudantes de curso superior.

“Antes as vagas para alunos de ensino médio e cursos profissionalizantes representavam cerca de 70%, hoje o ensino superior já é responsável por aproximadamente 50% das vagas. Acreditamos que a contratação de estagiários seja uma válvula de escape para enfrentar o momento econômico”, disse o proprietário.

A responsável por outra agência de estágio, Nilza Guero, diz que a procura das empresas por estagiários aumentou nos últimos 90 dias de 30% a 35%.

“Um dos motivos é o atual momento da economia. Não chega a ser um aumento absurdo, mas já é bastante significativo”.

Outra consequência do momento econômico é o atraso no pagamento da bolsa-auxílio para os estudantes por parte das empresas.

“Alguns estabelecimentos chegam a atrasar por dez dias a remuneração”, afirma Nilza.

Dentre os setores que mais requisitam estagiários está o administrativo. Somente em uma agência, das 130 vagas, 70 são para esta área. Setores como Pedagogia e Enfermagem também solicitam a mão de obra.

Redução de custos

Nilza relata ainda que devido aos direitos que funcionários efetivos possuem, as empresas buscam alternativas para se manterem, pois vários fatores oneram o caixa.

“Todos buscam reduzir os custos, seja de luz, de água, enfim, sem contar nas demissões que vêm ocorrendo. Percebemos que as empresas estão substituindo o quadro de efetivos por estagiários e outras que, no momento da contratação, demonstram a preferência pelos estagiários, à procura de um maior rendimento no trabalho, já que a carga horária para esse tipo de profissional é menor”, lembra.

(Com informações de Marcelo Machado)