Saúde

Com 170 mil casos ativos, Paraná tem novo recorde de internamentos

Com o sistema de saúde à beira do colapso há duas semanas, o Estado segue registrando recordes seguidos

O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo
O chefe do médico da UTI, Everton Padilha Gomes, examina uma radiografia de tórax de um paciente em um hospital de campo criado para tratar pacientes que sofrem da doença por coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo

Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa quarta-feira (3) 4.666 novos casos confirmados e 118 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Com isso, o Paraná soma 656.410 infectados desde o início da pandemia, dos quais 11.888 não sobreviveram.

A maioria dos casos divulgados ontem é de março (3.169) fevereiro (1.422) e janeiro (27) de 2021.

Com o sistema de saúde à beira do colapso há duas semanas, o Estado segue registrando recordes seguidos. Ontem, alcançou 169.333 casos ativos, com capacidade de transmissão do vírus, número 70% maior que do início do ano. Há ainda mais de 16 mil exames em análise.

Ontem também houve novo recorde de pacientes internados em alas exclusivas para tratar covid-19: eram 4.012 pessoas, das quais 1.557 estavam em UTIs. Os dois são os maiores números já registrados na pandemia.

Das 118 mortes confirmadas, 107 ocorreram neste ano. Tratam-se de 56 mulheres e 62 homens, com idades que variam de 13 a 94 anos.

Ação coletiva pede transferência imediata de pacientes

Em uma ação civil pública coletiva, MPF (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual) pedem do Estado e da União a transferência imediata de pacientes com covid-19 de Cascavel para outras regiões. A ação lista o colapso da rede de saúde, que desde a semana passada está superlotada e não consegue mais fazer frente à demanda. Nesta quarta-feira, apenas em Cascavel havia 45 pacientes à espera de um leito de UTI, sendo que nenhum estava disponível. Situação que se repete em toda a Macro-Oeste. Nesta quarta, eram 98 pacientes aguardando UTI, enquanto havia apenas três leitos em toda a macrorregional. Em Cascavel, pacientes são intubados no saguão da UPA Veneza, e desde ontem o Hospital de Retaguarda suspendeu recebimento de novos pacientes devido à sobrecarga.

Na ação, os promotores federal Andressa Zanette e estadual Ângelo Ferreira, pedem multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento, além da apresentação de um imediato plano de ação.

 

Toledo enfrenta o pior cenário da pandemia

Com mais de 2 mil casos ativos (com capacidade de transmissão), quase o dobro do total de Cascavel, Toledo enfrenta o pior cenário da pandemia. São 15.384 infectados desde o início da pandemia, dos quais 144 não sobreviveram.

Na noite dessa quarta-feira, o sistema de saúde entrou em colapso. Sem leitos de UTI há mais de duas semanas, ontem à noite Toledo informou que havia intubado mais dois pacientes no Pronto-Atendimento Municipal, totalizando 11 pacientes intubados no local e contando com apoio de aparelhos. A prefeitura divulgou uma carta aberta à população informando o esgotamento de toda a capacidade de atendimento a pacientes graves de covid-19. “Não chegamos a este momento por ausência de esforços, de medidas ou de alertas”, diz trecho da carta.

 

 

Brasil bate recorde de óbitos

 

O Brasil bateu recorde diário de mortes por covid-19 pelo segundo dia consecutivo. Nessa quarta-feira (3), foram registrados 1.910 óbitos em decorrência da doença, maior número registrado desde o início da pandemia. O País acumula 259.271 mortes causadas pelo novo coronavírus.

O Ministério da Saúde também registrou 71.704 novos casos, totalizando 10.718.633 infectados, dos quais 9,591 milhões são considerados recuperados. Outros 867.769 casos são acompanhados pela pasta.


Foz restringe público em mercados e supermercados

Foz do Iguaçu – Os mercados e supermercados de Foz do Iguaçu deverão limitar o fluxo de pessoas a 30% da capacidade total. A medida foi estabelecida por meio do Decreto 29.005, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, publicado no Diário Oficial do Município nessa quarta.

O decreto institui o controle do acesso aos estabelecimentos por meio de senha ou outro instrumento que possibilite a fiscalização da quantidade de pessoas, que deverá ser no máximo 30% da capacidade do público prevista no projeto técnico de prevenção a incêndio e desastre aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Os mercados e supermercados também deverão manter um funcionário na entrada para cobrança do uso de máscaras e aplicação do álcool em gel para higienização das mãos.

A restrição se faz necessária diante da situação da pandemia da covid-19 em Foz. Em uma semana, entre quinta-feira (25) e ontem (3), foram confirmados 1.642 casos e 32 mortes pela doença no Município.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, referência no atendimento à Covid-19, está com 100% de ocupação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), utilizando recursos extras inclusive para garantir o atendimento aos pacientes graves.

O descumprimento das medidas será caracterizado como infração, sujeito a multa.