Cotidiano

Com 136 mil inscritos, primeira fase da Fuvest acontece neste domingo

SÃO PAULO – Mais de 136 mil candidatos devem fazer neste domingo a primeira fase da Fuvest, vestibular que seleciona estudantes para vagas na Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor do país, e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Vista por professores como um dos vestibulares mais exigentes do país, a Fuvest é dividida em duas etapas. Na primeira, os estudantes tem cinco horas para resolver 90 questões de múltipla escolha – uma média de 3,3 minutos para cada. Na segunda, reservada àqueles que conseguiram atingir a nota de corte de cada carreira, respondem a questões dissertativas, além da redação.

Neste ano, são oferecidas 8.734 vagas para cursos na USP e 120 do curso de Medicina da Santa Casa. O mais concorrido este ano é o de Medicina em Ribeirão Preto, no interior paulista: são 75,58 candidatos por vaga. Em seguida vem os cursos de Medicina na capital paulista (63,04), Psicologia (53,45) e Relações Internacionais (46,71).

Para o coordenador-geral do Etapa, Marcelo Dias, a Fuvest exige uma análise em maior profundidade dos conteúdos do que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu no início de novembro. educação

– A Fuvest tem um caráter mais conteudista que o Enem. A ideia no Enem é testar muito mais a habilidade do aluno com determinada parte da matéria do que propriamente entrar num conteúdo específico. No caso da Fuvest, tem uma análise em maior profundidade – destacou ele, lembrando que a prova também exige a leitura de nove livros clássicos.

Marcus Pio, coordenador do Poliedro no Rio, diz que os estudantes devem esperar uma prova que vai abranger diversos conteúdos.

– Acredito que vai ter sucesso nessa prova aquele candidato que chegar no dia com maior porcentagem do edital estudado. Esse efetivamente vai ter sucesso e conquistar seu passaporte para segunda fase.

José Inácio da Silva Neto, de 21 anos, faz cursinho pré-vestibular há quatro anos. Desde criança, sonha com uma vaga de Medicina na USP. Para isso, estuda uma média de 14 horas por dia de domingo a domingo.

– Por ser algo que muitas vezes parece inalcançável, considerei isso como motivo de superação. Não existe descanso, só depois do dia da aprovação. Você investe todas as suas energias conseguir – conta o estudante.

A estudante Olivia de Pinho Pereira, de 18 anos, quer cursar Engenharia de Produção, e presta o vestibular pela terceira vez.

– Estou muito nervosa, mas me sinto mais confiante do que no ano passado. A Fuvest é mais difícil porque exige muito na área de exatas e o tempo é curto – explica.

Por causa do prazo apertado para concluir a prova, considerado o maior inimigo dos candidatos, o professor Marcus Pio sugere que os alunos aproveitem o sábado para descansar.

– O fundamental para combater essa falta de tempo é chegar no domingo tranquilo e descansado. Acho que estudos de última hora só vão prejudicar a curva de rendimento do aluno – orienta.

VAGAS PARA SISU

Além das 8.734 vagas reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest, serão oferecidas 2.338 vagas para o Sisu, o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Neste ano, 40.328 candidatos também participam do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para estudantes de escolas públicas, que são beneficiados por um sistema de bônus, que pode chegar a até 20% da nota do vestibular.

A prova começa às 13h, horário de Brasília. O candidato deve levar um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica azul ou preta para preencher o gabarito. Também é permitido levar lápis e borracha para rascunhos.