Variedades

Coluna Postura Sistêmica

Para que o amor dê certo

Sempre que falo em Postura Sistêmica, eu convido para ampliar o olhar. Ampliar o olhar aqui significa usar o conhecimento ao pensar, ao olhar, ao falar… Atuar na vida em congruência com aquilo que já sabemos.

Nada é novidade! Já temos a sabedoria em nós. Uma decisão importante precisa ser tomada. Escolha agora mesmo validar aquilo que você já sabe.

Se a sua vida não está sendo leve, feliz, saudável nem próspera, talvez aquilo que você sabe ou aquilo que você faz pode não ser exatamente o que vai te apoiar no sucesso. Mas tudo pode ser aprendido e aquilo que sabemos pode ser melhorado. Afinal, somos seres em constante evolução!

Aqui vou falar sobre uma postura que apoia as boas relações amorosas.

Quando falo de relacionamento de casal, o mais importante é a LEI DA COMPENSAÇÃO, ou o EQUILÍBRIO DE TROCA.

No relacionamento de casal não existe maior ou menor. Existe um valor equivalente entre os parceiros. E compreender como atuar validando o equilíbrio favorece a relação.

Há uma primeira postura importante: Um bom relacionamento de casal é possível quando ambos se reconhecem como iguais e quando cada um reconhece que precisa do outro. Ponto!

Um casal pode dar certo justamente porque um sozinho é incompleto. Isso significa: um homem para ser completo precisa de uma mulher. Assim como uma mulher para ser completa precisa de um homem.

Quanto cada um presenteia o outro com aquilo que lhe falta, o amor floresce e resulta em bons frutos.

Um relacionamento tem chance de dar certo quando o homem e a mulher se reconhecem como diferentes, porém equivalentes.

A dica é: A mulher diz “eu te amo e te tomo. Eu te tomo como homem e me dou como mulher”. O homem diz: “eu te tomo como mulher e me dou como homem”. Esse ato é humilde e é sobre essa base que se constrói qualquer outra ação e qualquer outro intercâmbio.

Na relação de casal, a compensação conduz a um intercâmbio crescente. Aquele que recebe algo bom se sente feliz e quer (re)compensar. E, porque ama, compensa com um pouco mais.

Esse movimento de troca é a base da felicidade em um relacionamento. E é por isso que a necessidade de compensação é tão importante.

É importante também compreender que, se uma das partes da relação faz algo de ruim, isso também precisa ser compensado.

Então, preste atenção: se seu companheiro/a fez algo que te feriu, é preciso devolver. Porém um pouco menos. Só assim a relação pode ser retomada no movimento de compensação amorosa e volta a crescer.

Dúvidas? Escreva-me a sua mensagem que ficarei feliz em te ajudar!!!