Opinião

Coluna OAB: Quem ganha é a sociedade, pedágios e visibilidade trans

Fundada há 47 anos, a OAB-Cascavel é muito mais que uma entidade de defesa da classe advocatícia

Coluna OAB: Quem ganha é a sociedade, pedágios e visibilidade trans

Quem ganha é a sociedade

Fundada há 47 anos, a OAB-Cascavel é muito mais que uma entidade de defesa da classe advocatícia. Ela defende os interesses da sociedade. Foi assim durante vários momentos de sua existência, nacional, estadual e local/regional. É a grande defensora da bandeira democracia. E se mantém vigilante em assuntos de interesse de todos. O advogado e a advogada, nossa principal razão de existir, é o cerne do trabalho, mas a harmonia institucional, o estado democrático de direito, a defesa das liberdades, o amplo direito ao contraditório e de uma sociedade livre, igualitária e plural, são motores que nos guiam. “Uma de nossas lutas é que a democracia se espalhe também pelo ambiente da OAB: somos defensores, intransigentes, de eleições diretas para o Conselho Federal da Ordem, escolha que, no momento, ocorre de forma indireta. Defendemos a bandeira cada advogado um voto”, destaca o advogado Jurandir Parzianello, presidente da Subseção.

 

Pedágio

O modelo imposto de cima pra baixo pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística), vinculada ao Ministério dos Transportes, cujos critérios apresentados atendem ao interesse das pedagieiras, a exemplo de estabelecer um desconto máximo para tarifas, constitui um absurdo que precisa ser combatido com unhas e dentes pela sociedade. “Temos que ter órgãos e entidades que defendam o interesse dos usuários, pois as rodovias são do povo. Num modelo liberal, que prega a livre iniciativa, é necessário debate público mais transparente, onde aspectos regionais e produtivos estratégicos sejam levados em conta, especialmente uma tarifa módica e justa, pois a atual é inaceitável. E mais, querem explorar uma nova praça de pedágio de Toledo a Cascavel, por quê? Somos contrários a qualquer modelagem injusta e abusiva”.

 

Conquista

Uma recente conquista que trouxe benefícios à sociedade foi através da Comissão de Prerrogativas Profissionais. Problemas que afetam diretamente a rotina de trabalho de advogados no sistema prisional local, cujos reflexos causam transtornos a familiares e aos próprios detentos, foram exaustivamente discutidos durante recente reunião. Um dos assuntos tratados foi a garantia da presença e da permanência de um advogado, quando chamado por cliente preso em flagrante, em sala junto à 15ª SDP, onde a PM confecciona boletins de ocorrência. Esse espaço, historicamente, foi protagonista de alguns problemas quando o acesso ao advogado não foi permitido.

 

OAB vai à Escola

Um trabalho extraordinário que a OAB-Cascavel desenvolve em favor da população de Cascavel, especialmente de estudantes da rede pública, é o OAB Vai à Escola, que leva noções de cidadania, direito, Justiça e deveres aos alunos, preparando-os para um mundo mais justo e plural. No dia 8 de fevereiro, segunda-feira, serão retomadas as ações do programa para 2021. Uma reunião dos integrantes do projeto está agendada para começar às 19h, na sede da OAB. A iniciativa é da CAI (Comissão da Advocacia Iniciante).

 

Visibilidade Trans

No dia 28 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A OAB-Cascavel, via Comissão de Diversidade Sexual e Gênero, trabalha para atender esse público-alvo em seus direitos e necessidades. Nessa data, objetiva-se promover reflexões sobre o tema, incentivando a sociedade a entender, buscar conhecimento e se conscientizar quanto às dificuldades sofridas pela população trans, como inserção no mercado de trabalho, remuneração digna, reconhecimento profissional, tratamento igualitário, dentre outros.

 

Soltando a voz

Todas as quartas-feiras, a partir das 19h, são realizados, na sede da Subseção, ensaios do Coral da OAB-Cascavel e da Caixa de Assistência dos Advogados, sob a regência do maestro Jocimar José da Silva. Se você é advogado ou advogada, ou mesmo familiar, e gosta de soltar a voz, mesmo que não tenha experiência, participe conosco dessa experiência incrível. Será um bálsamo de alegria e autoconhecimento.