Opinião

Coluna OAB: Presença nas audiências, aprendendo italiano e empreendedorismo

Confira:

Coluna OAB: Presença nas audiências, aprendendo italiano e empreendedorismo

Transparência nas concessões

Designado pelo advogado Cássio Lisandro Telles, presidente da OAB-PR, para representar a região oeste nas audiências públicas sobre a renovação das concessões de pedágio, o advogado Jurandir Parzianello, presidente da OAB-Cascavel, fez um discurso histórico e contundente na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para tratar do assunto em Cascavel, nos designou para representar as Subseções do Oeste. “Não podemos aceitar audiências públicas às escuras. A modelagem ‘caixa-preta’ é ilegítima e ilegal e só aumenta as suspeitas sobre as reais intenções por trás das diretrizes criadas”, destacou Jurandir.

 

Inspeção anual

Até 15 de fevereiro, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos e Execução de Penas e Medidas Alternativas de Cascavel estará sendo submetido à abertura de procedimento de inspeção anual. No dia 15 de fevereiro, o juiz titular Carlos Eduardo Stella Alves estará à disposição de profissionais da advocacia – sem a necessidade de pré-agendamento – para eventuais informações, sugestões ou reclamações a respeito de serviços prestados pela Secretaria.

 

Curso de Italiano

Em parceria com a OAB-Cascavel, a professora Wânia Beloni iniciará duas turmas de Italiano, sendo o Básico 1, para iniciantes, na quinta-feira, dia 4 de março, e o Básico 2, turma de segundo ano, na quarta-feira, dia 3 de março. O objetivo é desenvolver, além de toda a parte elementar do idioma, a formação intercultural dos alunos, perpassando por diversos aspectos da cultura italiana. Os encontros serão semanais, com a carga horária de duas horas. Outras informações e inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (45) 99918-6613.

 

Centro de Convivência

A Comissão de Esportes e a Diretoria da OAB-Cascavel definiram pela reabertura gradativa do Centro de Convivência dos Advogados, cuja revitalização está em pleno andamento, por etapa, para ampliar opções de lazer e integração dos advogados e familiares. Apenas o campo de futebol e a quadra de vôlei e basquete poderão ser utilizados, ficando temporariamente suspenso o uso do salão de festas e do espaço gourmet, em razão da pandemia, que estarão disponíveis em breve para uso de advogados e advogadas, desde que adotados os protocolos sanitários em vigor.

 

Coaching e gestão

A Comissão de Coaching e empreendedorismo da OAB-Cascavel tem tido excelentes resultados com advogados(as) e escritórios de advocacia. Desenvoltura, oratória e autoestima são apenas alguns dos dons despertados com o trabalho da comissão, que tem como mentora a renomada coaching Hivonete Piccoli. O que mais chama a atenção desse trabalho é fazer entender que o escritório de advocacia precisa ser visto como uma empresa e que, como outra qualquer, precisa gerar lucro, sob o risco de fechar as portas.

 

Zoológico

A Comissão de Meio Ambiente da OAB-Cascavel quer discutir um tema polêmico, porém de ampla relevância neste momento de pandemia: o futuro do Zoológico Municipal. Fechado para visitação pública, a manutenção da estrutura é o foco do debate: muitos advogados não veem sentido em manter animais em confinamento, alguns dos quais sem a menor condição de dignidade ou conforto. É um assunto que, certamente, ainda renderá muito pano pra manga.

 

Consumidor

A Comissão de Direito ao Consumidor está atenta a reflexos da pandemia que atingem diretamente pessoas que adquirem produtos e serviços e que enfrentam problemas como cancelamentos de viagens, pacotes turísticos e passagens aéreas e outros problemas causados pela pandemia. Mais recentemente, pacotes programados para o Carnaval também terão de ser revistos diante do cancelamento do ponto facultativo decretado pelo governo do Paraná na Folia de Momo.