Opinião

Coluna OAB - Luto oficial, compra de vacinas e LGBTFobia em pauta

Coluna OAB - Luto oficial, compra de vacinas e LGBTFobia em pauta

Luto oficial

A Diretoria da OAB-Cascavel decretou luto oficial de dois dias pelo falecimento dos advogados Ronaldo da Fonseca e Thiago José Renacir Marcondes, ambos vítimas de covid-19. Não só a advocacia e os familiares sofreram a perda irreparável com a prematura passagem desses dois profissionais, mas toda a sociedade, por tudo o que tinham pela frente.

 

Compra de vacinas

A OAB-Cascavel se soma ao grupo de entidades da sociedade organizada que está angariando recursos para apoiar o Município de Cascavel na busca por vacinas contra o coronavírus, em complemento do plano nacional de vacinação, na meta de obter 100 mil doses para a classe trabalhadora, setor produtivo, profissionais da educação, em paralelo ao cronograma oficial do Ministério da Saúde.

 

Empreendedorismo feminino

A Comissão da Mulher Advogada realiza no dia 17 de março, a partir das 19h30, em parceria com a ESA Cascavel, uma entrevista virtual em homenagem ao Mês da Mulher, com o tema Empreendedorismo Feminino. A convidada é a designer Karina Gallon, idealizadora da Peita, uma marca-protesto criada dia 8 de março de 2017 com a frase “Lute como uma garota”.

 

LGBTFobia

A Comissão de Diversidade Sexual e Gênero realiza nesta quinta-feira o evento virtual Estudos sobre a LGBTFobia: da Violência Simbólica à Proteção Jurídica, a partir das 18h30. A primeira palestra será com a professora de Psicologia Jaqueline Gomes de Jesus, com o tema LGBTFobia: Identificar e Prevenir. Depois, é a vez do advogado Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, que abordará o tema “Criminalização da homotransfobia: a homotransfobia como racismo”.

 

Acessibilidade

A Comissão Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência tem reunião dia 26 de março, a partir das 18h. A Comissão reúne seus integrantes na última sexta-feira de cada mês, com disponibilização prévia de link para acesso virtual ou endereço para encontro presencial. O tema principal da próxima reunião é “Inclusão no Mercado de Trabalho”, a cargo do convidado Antônio Koslowski. A Comissão é presidida pela advogada Loraine Alcântara.

 

Campanha de Arrecadação

A Comissão da Mulher Advogada, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, promove até 30 de março uma Campanha de Arrecadação em favor de mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação, desenvolvida principalmente com mulheres advogadas, visa arrecadar roupas, calçados, absorventes íntimos e produtos de higiene a esse público-alvo. O ponto de arrecadação é a Sede da OAB-Cascavel, com agendamento pelos telefones 99106-0240/99102-6109.

 

Inspeção anual

Até o dia 25 de março, será realizado procedimento de inspeção anual na Secretaria da Direção do Fórum da Comarca de Cascavel, bem como do Avaliador e Contador dos Juizados Especiais Cíveis, do Contador e Avaliador Judicial, Distribuidor e Depositário Público e Distribuidor da Comarca. Além disso, o Gabinete do juiz de Direito Rosaldo Pacagnan permanecerá à disposição para o recebimento, mediante agendamento, de qualquer interessado em apresentar informações, sugestões ou reclamações a respeito das atividades desenvolvidas.