Opinião

Coluna OAB Cascavel 09.12

Coluna OAB Cascavel 09.12

Enfrentamento da violência doméstica

Colaborando para a discussão que faz parte do movimento mundial “Nós por Elas”, representantes da diretoria da OAB Cascavel, Judiciário e Ministério Público se reuniram na sede da subseção. Estiveram presentes o dr. Carlos Eduardo Stella Alves, juiz do Juizado de Violência Doméstica de Cascavel, a dra. Andrea Frias, promotora de justiça, além de Jurandir Parzianello, presidente da OAB Cascavel e Silvia Mascarello Massaro, tesoureira da entidade.  O objetivo foi debater sobre as audiências represadas e demais demandas relacionadas à promoção da justiça na área da violência doméstica envolvendo mulheres, crianças e idosos. “Ouvir o Poder Judiciário e o Ministério Público é essencial para verificarmos a real situação do volume de demandas e o tempo de atendimento de tais demandas, que, apesar da produtividade dos órgãos, é desproporcional e mostra que estamos diante de uma situação grave, por falta de estrutura. As vítimas não podem esperar dois anos para ter uma solução justa em face da violência, isso é uma prioridade que temos que debater com toda sociedade e órgãos envolvidos. Do jeito que está ficou insustentável”, diz Jurandir.

G8 contra o aumento de custas

As oito entidades de Cascavel que compõem o grupo “G8”, incluindo a OAB Cascavel, se manifestaram contrárias à intenção da Anoreg-Paraná (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná) de buscar novos aumentos às custas judiciais e extrajudiciais no Estado. Membros das entidades elaboraram uma nota justificando o posicionamento contrário e encaminharam o documento para deputados estaduais, pedindo que a proposta seja rejeitada ou retirada de pauta. Leia a nota completa no site www.oabacascavel.org.br   

 

Entrega doações campanha “Absorvendo Afeto”

Representantes da Comissão da Mulher Advogada entregaram nesta semana as doações recebidas durante a campanha “Absorvendo Afeto”. A sede da OAB Cascavel foi ponto de coleta de absorventes que foram doados para a cadeia pública feminina de Corbélia. A ação visa avançar no combate à pobreza menstrual. Milhões de brasileiras vivem nessa condição, sem acesso a produtos de higiene básicos, sem recursos e, muitas vezes, sem informações de saúde e cuidados necessários com relação à menstruação.

 

Novas comissões

A OAB Cascavel está em busca de profissionais engajados e interessados em diferentes áreas do Direito para que possam fazer parte de novas comissões criadas pela subseção. Os novos grupos são: Comissão de Direito Imobiliário, Comissão de Direito Animal, Comissão de Advocacia Pública e Comissão de Estudos Constitucionais. Advogados interessados podem entrar em contato pelo telefone (45) 3224 4896 ou via e-mail para [email protected].