Opinião

Coluna Juliano Gazola: Se você é Melvin, tudo é possível.

 

 

Agir com esperança faz parte da preservação da nossa liberdade. Se perdermos a esperança, logo, começaremos a ser como escravos.

Existem vários livros e filmes que contam histórias de um caso perdido que realiza a façanha de se tornar um dia, uma pessoa melhor.

Um bom exemplo foi o filme Melhor é impossível. Onde o personagem principal era um sujeito intratável, com manias que não davam espaço para o seu coração abrir de forma alguma.

Num determinado momento, o seu próprio egoísmo tomou conta para que ele fizesse o bem para as pessoas. Inicialmente, cuidando de um cachorro, depois, ajudando uma mulher que tinha um filho enfermo. Também, com caronas ao um vizinho que dizia odiar.

No decorrer do tempo, o coração de Melvin (Jack Nicholson) começou a ficar mais dócil, deixando o egoísmo, acenando para o amor, que estava disponível, entrar.

Uma reflexão aos nossos dias. Será que eu ou você, ou quem você ama não pode ter também um final feliz como este do filme?

As maneiras de se lidar com pessoas difíceis, sem perder a esperança de que um dia ela melhore como Melvin fez, estarão disponíveis neste texto, assim como não jogar a esperança fora, na sua própria melhora, sendo você uma pessoa difícil.

Tudo começa com permitir o contato com as pessoas bondosas, que é algo gigantesco para quem é de difícil trato.

Será que você ou aquele chato que você conhece não precisam apenas de um pouco de bondade para decidir mudar?

Ou conhecemos ou somos em algum momento de nossas vidas, um pouco Melvin, ranzinza, sincero inconveniente demais, contudo com uma empatia que ainda esta para desabrochar.

Ofertar bondade a pessoas difíceis tem um método. O primeiro passo é não se deixar abalar. Pense comigo, se alguém te trata com rispidez, lembre-se que isso é problema dela, não seu. Existe de fato um sofrimento em ser uma pessoa ranzinza.

Outro método é tratar os ríspidos com respeito. Se você consegue ser firme quando alguém o trata com indelicadeza, experimente ainda sorrir. A sua vida e a dela ficará mais leve. Experimente.

Uma pessoa difícil, não é assim o tempo todo e, quando ela for gentil, mostre-se grato com o bem que ela faz e deixe claro que os momentos de gentileza são bem vindos.

Outro método que funciona, está no feedback positivo, sutil e cuidadoso, mostrando o quanto a pessoa ainda pode se desenvolver, incentive-o a buscar ajuda.

E se você é de fato, o Melvin da história, o melhor impossível, o que fazer? Primeiro passo é reconhecer que deve melhorar.

Analise o espelho e responda: Você é rude com as pessoas quando elas não fazem o que você pede? Você é um “sicericida” com as pessoas que ama? Você tem manias, algumas sem razão de ser? Você tem dificuldades em tecer elogios ou até mesmo pedir desculpas?

Imagine-se passar um dia inteiro vencendo estes defeitos, seria bem melhor, certo?

Escreva uma ação concreta que você fará a partir de hoje para vencer estes defeitos.