Opinião

Coluna Juliano Gazola: o braço vem antes da espada

Somente a força do seu braço é capaz de marcar as páginas da sua História

Coluna Juliano Gazola: o braço vem antes da espada

Se você frequenta a internet (ou, como diriam os coroas, “surfa na web”), decerto chegou à conclusão de que há muita coisa de errado no País e no mundo. (Um fato engraçado: tanto o pessoal conservador quanto o pessoal progressista consegue se identificar com a frase acima, mas por motivos diametralmente opostos).

E você então descobriu que precisa fazer alguma diferença neste mundão velho de meu Deus para compensar tanta barbaridade que existe por aí. Você já sabe que tem de trabalhar sua maturidade, o seu foco, ser mais prestativo, desenvolver sua inteligência, não encher o saco, ser forte etc. para chegar a ser alguém de fibra e não uma geleia amorfa.

Talvez seja assim que você possa vir a conhecer a bioliderança, ao meu perfil e de tantos outros influenciadores, aos livros que ultimamente você leu, aos cursos que comprou… Mas, espere aí. As ferramentas que você tem à disposição para se desenvolver não passam disso: ferramentas. Nenhum martelo é capaz de martelar sozinho, e não pare de ler pensando que existe um martelo pneumático, você só prova que não entendeu nada até aqui.

Será que basta assistir a inúmeras aulas, ler setenta livros por ano e acompanhar dezenas de influenciadores? Eu diria, com grau razoável de certeza, que não! É claro que é mais fácil pregar um prego usando um martelo (ou uma pistola de pregos) do que as mãos.

Não estou diminuindo o valor de um ferramental de excelência. Só estou dizendo que ele não é tudo.

Ter feito o curso do Fulano ou lido aquele livro do Beltrano não é motivo de orgulho e pronto!

Queira deixar sua vida como o poeta espanhol Antônio Machado queria deixar seu verso:

“Dejar quisiera mi verso, como deja el capitán su espada: famosa por la mano viril que la blandiera, no por el docto oficio del forjador preciada.”

“Deixar queria meu verso, como deixa o capitão sua espada: famosa pela mão viril que a brandiu, não pelo douto ofício do forjador apreciada.”

Espadas (ou martelos, ou livros e cursos… você entendeu) são importantes. Mas somente a força do seu braço é capaz de marcar as páginas da sua História.

Faça, hoje, algo de que você se orgulharia na hora da sua morte.

São essas as únicas ações que formam a personalidade humana. A alma é a parte que forma nossa personalidade. A alma tem os sentimentos, a vontade e o raciocínio. Não é uma coisa física, mas está ligada ao nosso corpo. A alma interpreta a informação sensória do corpo e influencia suas ações.


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola