Opinião

Coluna Juliano Gazola: encruzilhada

Coluna Juliano Gazola: encruzilhada

Uso, em minhas sessões de Bioliderança®, uma pergunta muito clara e, para alguns, até mesmo simplista. Certamente será, se aplicada na superfície de conteúdo.

Se você estiver em um caminho em que logo à frente surja uma encruzilhada que lhe ofereça apenas dois caminhos: à esquerda, o caminho da segurança, À direita, o da força. Qual caminho você escolhe?

Ser um indivíduo frustrado é quem não consegue manter de pé seu estado motivacional. É a pessoa que a todo o momento deixa a peteca cair; uma motivação que não passa de uma centelha, que se apaga na primeira rajada de vento.

Existem mil motivos para nos frustrarmos nesta vida: um idioma que não se consigo aprender, um professor que não me compreende, o chefe que não me valoriza, meu parceiro que me trai e mais uma centena de exemplos.

Vamos entender de uma vez por todas: isso é coisa de gente insegura!

Por ser inseguro, você dá espaço para ser incapaz e todos os dias você irá esconder a frustração com falsidade, afetando o seu nobre espírito.

Tenho percebido, dentre as várias sessões de Bioliderança®, que as frustrações oriundas de má gestão das emoções causam prejuízos enormes no desenvolvimento das carreiras de muitos candidatos a estrelas do time. Infelizmente, pode aparecer uma infinita imaturidade.

Se você é assim, você é um fraco.

Como resolver a frustração, que é a filha da fraqueza?

O primeiro passo é entender a frustração, o que lhe exigirá valentia. Olhe sem medo para você e se pergunte: Será que eu me frustro facilmente, que eu sou um fracote?

E some isso ao risco de adoecer facilmente também, pois é sabido que há doenças amigas íntimas da péssima percepção do mundo real e das falsas expectativas.

Mas é melhor aceitar que somos fracos do que viver a vida justificando que somos injustiçados ou incompreendidos.

Daqui por diante, para deixar de ser fraco, você deve elevar a sua força moral, a sua força psicológica, física e espiritual.

Não há escapatória para os fracos, se optar por ser falso consigo mesmo.

Um líder de verdade deseja de forma profunda que seu público, que sua audiência, amadureça. O contrário, manter o povo, os liderados, imaturos, só os manterá fracos, feitos de geleia e que não progridem na vida.

Por isso, escolha a força, sempre!


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola