Opinião

Coluna Juliano Gazola: desculpas

Se pudermos parar de nos desculpar, podemos melhorar em quase tudo o que escolhermos

Coluna Juliano Gazola: desculpas

Não há simplesmente nenhuma desculpa para dar desculpas no trabalho – ou em qualquer outro lugar que importa.

Quando você está atrasado para uma consulta e você se ouve dizendo: “Sinto muito que estou atrasado, mas o trânsito foi o responsável”, pare com a palavra “desculpe”. Culpar o trânsito não desculpa o fato de que você manteve as pessoas esperando. Você deveria ter saído mais cedo. Você certamente não terá que pedir desculpas por: “Sinto muito que cheguei cedo, pois eu saí antes e o trânsito estava tranquilo.”

Se o mundo funcionasse assim, não haveria desculpas.

Eu gosto de dividir desculpas em duas categorias: para atenuar e sutilezas.

A desculpa “o cão comeu a minha lição de casa” sem graça parece algo assim: “Sinto muito por ter perdido a nossa data de almoço. Meu assistente fez isso, marcando o dia errado no meu calendário.”

Tradução: “Você vê, não é que eu esqueci a data do almoço; não é que eu não o considere tão importante que o almoço com você é o ponto alto, não negociável de meu dia; é que meu assistente é inepto. Culpe meu assistente, não eu”.

O problema com esse tipo de desculpa é que raramente conseguimos fugir com ela – e dificilmente é uma estratégia de liderança eficaz.

Depois de analisar vários resumos de feedback de 360 graus, tenho uma ideia do que as qualidades que os relatórios diretos respeitam e não respeitam em seus líderes.

Nunca vi comentários que dissessem: “Eu acho que você é um grande líder porque adoro a qualidade de suas desculpas”, ou “Eu pensei que você estava com problemas, mas você realmente mudou de ideia depois de usar essa desculpa”.

As desculpas mais sutis aparecem quando atribuímos nossas falhas a alguma característica comportamental que aparentemente está alojada em nossos cérebros. Você certamente ouviu estas desculpas e talvez tenha usado algumas: “Estou impaciente”; “Sempre deixo as coisas pra fazer no último minuto.”

Habitualmente, essas declarações expositivas são seguidas de dizer: “Sinto muito, mas é assim que eu sou”.

É incrível como muitas vezes eu ouço pessoas brilhantes, bem-sucedidas, fazerem comentários intencionalmente autodepreciativos sobre si mesmas.

Nossos estereótipos pessoais frequentemente provêm de histórias ou noções preconcebidas sobre nós mesmos que foram preservadas e repetidas por anos, às vezes remontando até a infância. Essas histórias podem ter pouca ou nenhuma base de fato. Mas elas se imprimem em nossas mentes e estabelecem baixas expectativas que se tornam profecias autorrealizáveis.

A próxima vez que você se ouvir dizendo: “Eu não sou bom em …” pergunte a si mesmo: “Por que não?”

Isso não se refere apenas às nossas aptidões em matemática ou mecânica. Também se aplica ao nosso comportamento. Desculpamos o nosso atraso porque temos vindo a correr atrás de todas as coisas das nossas vidas, e nossa família, amigos e colegas nos deixam fugir com ele. Nós não nascemos assim, e nós não temos que ser assim.

Se pudermos parar de nos desculpar, podemos melhorar em quase tudo o que escolhermos.


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola