Opinião

Coluna Juliano Gazola: dancinha no App - Seja Adulto!

Viver com alegria e intensidade não é pretexto para você agir como criança

Coluna Juliano Gazola: dancinha no App - Seja Adulto!

Você está velho demais para o pula-pula.

Viver com alegria e intensidade não é pretexto para você agir como criança. É lógico que você pode fazer tudo, mas nem tudo está adequado às suas circunstâncias.

Que sentido há em você entrar no pula-pula? É bonitinho? Você sabe fazer acrobacias? Ou você está apenas querendo lembrar os tempos de infância, que, de fato, não voltarão?

Existem critérios para agir no mundo adulto com decência. Se você realmente quiser se instalar por completo na vida madura, terá de aprender quais são esses critérios.

Para ajudar você, nobre leitor, veja se consegue responder: que elementos do seu dia a dia o mantêm encarcerado no mundo infantil e como formar hábitos que vão instalá-lo na vida madura?

Olhe-se no espelho, você já está crescidinho e muitas vezes perdeu o referencial do que é um adulto maduro, por isso a confusão. Pelo seu tamanho, você pode ver que já passou o tempo das brincadeiras e chegou o tempo do trabalho. Apegar-se aos jogos de criança é dispersar-se.

O que você faz é para quê? Para avaliar a utilidade de seus hábitos é necessário ter muita coragem.

Se você costuma falar como criança em certos momentos do dia, eu te pergunto. Qual a utilidade disso? É para interagir com o seu filho ou por que você acha bonitinho ter esses trejeitos?

Se você costuma assistir a desenhos animados infantis, você trabalha no ramo? Qual a razão de assistir à Patrulha Canina aos 30 anos de idade ou mais?

Jogos eletrônicos: você costuma passar muitas horas nisso? Será que os cumprimentos dos seus deveres estão sendo jogados no ralo?

Balinhas, refrigerantes e chocolates são sua fartura? Isso faz bem a você, essa alimentação contribui com sua saúde e o deixa mais disposto a agir como um adulto com direitos e deveres?

Para esses hábitos acima, eu me arrisco a te perguntar, de forma mais firme: você tem orgulho de contar o que faz para uma pessoa mais madura, que você admira e modula? Se sua resposta for “não”, já sabe o que fazer.

Para um hábito maduro se formar, não se angustie pensando que está fadado a agir como criança pelo resto da vida. O que de fato você precisa para adquirir bons hábitos já está dentro de ti e, para te ajudar, pegue um lápis e papel para tomar nota.

Escreva uma coisa que você possa fazer todos os dias que seja útil (cuidar da casa, arrumar seu quarto, ajudar sua esposa (o) nas tarefas de casa…).

Outra coisa que seja boa (todos os dias eu reservo uma quantia para esmola, por exemplo).

E alguma coisa que seja verdadeira, como ensinar algo de valor a seu filho(a) todos os dias.

Faça isso diariamente. Não vá dormir no fim do dia sem esse compromisso diário.

Instale-se no lugar que você está hoje e, logo, aja a partir desse lugar.

Existe um momento para tudo, um propósito para tudo e brincar de pique-esconde e pega-pega quando adulto deve ser transitório, que tenha efetivamente um propósito.

Poder fazer tudo o que quiser, todos podemos, mas a coisa mais óbvia do mundo é fazer o que convém. Não viva abaixo do que você foi feito para viver.


Juliano Gazola é fundador da Bioliderança® no Brasil, business executive coach, reprogramador biológico

Siga minha página no Instagram @jggazola