Opinião

Coluna Juliano Gazola: A vida da verdade.

Coluna Juliano Gazola: A vida da verdade.

 

Qual a chance de uma mosca sobreviver enroscada na teia de uma aranha? Mínima.

Ter uma vida falsa, também diminuirá as nossas chances de viver uma vida digna, completa e ativacional. Teremos a chance parecida com a mosca.

Estar enroscado numa vida falsa, noz faz olhar para trás e concluir que perdemos nossa vida.

Bronnie Ware, em seu livro Antes de partir colheu depoimentos de pacientes em estados terminais e a quantidade de pessoas que falaram “eu queria ter tido, permitido, expressado” é assustadora.

Em grande parte, a razão destas frases esta ligado ao arrependimento de ter faltado com a verdade da vida e não se reconhecer na história vivida.

Contudo, há uma ótima notícia. Eu e você não estamos condenados a viver essa falsa vida. Mesmo que a teia das mentiras já faça parte da nossa vida.

Pois, podemos sair dela com doses cavalares de atitudes e este início de ano é um momento oportuno para isto.

Será que você consegue fazer uma lista das mentiras que você conta para os outros, corroendo a sua biografia?

Como podemos começar o ano partindo de uma base segura e verdadeira?

Uma vida falsa não é uma simples fatalidade, pois quando você olha para trás e percebe que sua vida foi forjada a partir das mentiras que contou para os outros e para si.

Eu não desejo a você este destino e é por isso que você precisa fazer com que as mentiras morram neste início de ano.

A coragem é vital para você enterrar a sua lista de mentiras e, analisar as áreas da sua vida será determinante para isto.

No seu trabalho, você dá a ele uma posição justa na sua vida? Você trabalha pouco e reclama de que está trabalhando muito? Ou trabalha muito esperando de seu trabalho riqueza e status em vez de virtudes?

Em seus sentimentos, Você expressa suas emoções para seus amigos, para sua família? Os outros te vêem como uma pessoa sisuda, fechada ou tímida? As pessoas importantes para você sabem que são importantes?

Quanto àquilo que você crê, você é fiel ao que acredita? Como está sua prática espiritual?

Como estão seus atos de caridade a Deus e ao próximo? E os seus estudos?

E seus amigos, Seus amigos realmente têm a ver com você, ou são amizades baseadas em afetos e gostos que já passaram? Seus amigos ajudam você a crescer? Você os ajuda a crescer?

Não caia na angústia ao perceber o muito que você precisa mudar. Todos nós precisamos lutar contra a falsidade, diariamente. Vou te ajudar a vencer, partindo de algo verdadeiro.

Estou certo que você fez coisas muito boas em 2021, então escolha um ponto positivo realizado e use-o como modelo para corrigir os pontos negativos da mentira. Por exemplo, se você foi bem no trabalho, mas tem dificuldades de expressar seus sentimentos, procure corrigir sua timidez como um serviço ou tarefa corporativa que não saiu bem, entendeu?

Não fique só na cabeça, escreva o que você pensou e coloque na sua agenda para que 2022 seja um ano de solidez e verdades.

Que a mentira venha ao mundo, mas não através de mim, tampouco de ti.