Política

Coluna Esplanada: um Rio eleitoral, Olavistas blindam e poder educacional

Coluna Esplanada: um Rio eleitoral, Olavistas blindam e poder educacional

Um Rio eleitoral

A menos de um ano das eleições, as articulações entre portas no Rio de Janeiro deixam vazar alguns projetos políticos de expoentes da cidade. O senador Romário (PL-RJ) está animado com sua futura campanha e quer tentar a reeleição. Mas surge também para o Senado um nome forte apadrinhado pelas igrejas evangélicas do grande Rio, o deputado bolsonarista Otoni de Paula – que pretende, numa tabelinha, lançar a esposa à Câmara dos Deputados. E quietinho, corre por fora o ex-prefeito Marcelo Crivella, que planeja também disputar para deputado federal, uma eleição que garante a aliados que leva.

 

No ar

Na campanha, Bolsonaro soltou o coturno em cima da EBC e seu traço de audiência. Mas a TV dos R$ 550 milhões de orçamento virou o cabidão para ajudar bolsonaristas sem emprego.

 

Olavistas blindam

O ministro da Educação, Milton Leite, não caiu do cargo ainda porque os partidos do Centrão evitam a pasta. Eles não querem virar alvo diário nas redes sociais dos olavistas

 

Poder educacional

Amigos da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ministra Damares Alves (Direitos Humanos), donos de uma universidade paulista particular recebem atenção especial no MEC.

 

Cantou a bola

A Justiça já teria destino certo para os bandidos travestidos de manifestantes que invadiram e depredaram ontem a sede da Aprosoja em Brasília, se um projeto do deputado Jerônimo Goergen tivesse virado lei. Desde 2018 parado na Câmara, o PL 9604 tipifica invasões violentas como crime de terrorismo. Goergen voltou a cobrar.

 

Aliado, pero no…

A artilharia pesada do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT-CE) contra o PT – em especial, Lula e Dilma – incomoda políticos dos dois partidos que costuram palanque, principalmente no Nordeste. Embora defenda Ciro, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se alia à ala da legenda que sugere moderação na beligerância.

 

Calma, cabra

A turma do “deixa disso” é encabeçada por caciques do PDT no Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e até no Ceará, Estado de Ciro – onde nomes do PDT estão na mesa de negociações para suceder Camilo Santana, com apoio do PT.

 

Morreu, mas tá vivo

O cidadão Luís da Providência Soares Filho processa o Banco do Brasil, em ação que tramita na 21ª Vara Cível de Brasília. Ele não consegue mais movimentar uma conta, porque para as autoridades e Receita Federal, de repenteu apareceu como falecido…

 

Cerco

A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal pediu à CPI da Pandemia o compartilhamento de provas obtidas para instruir os autos do Inquérito Policial 2020.0069426-SR/PF/DF, que investiga fraude na condução de processos de aquisição de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde.

 

Global e Precisa

No ofício (nº 4763871/2021 – DELEFAZ/DRCOR/SR/PF/DF), ao qual a Coluna teve acesso, a PF pede informações relacionadas ao grupo econômico liderado por Francisco Emerson Maximiano – Global Gestão em Saúde S/A e Precisa – “empresas que aparentemente servem ao mesmo propósito”.

 

E seus donos

A PF também requereu provas sobre a Primarcial Holding e Primares Holding, “as quais foram identificadas como parte de grupo que efetuava a engenharia financeira de empresas ligadas a Francisco Maximiano, Danilo Trento e Gustavo Trento”.

 

 

ESPLANADEIRA

# Americanas reúne hoje ativistas, empresárias e artistas para debater empreendedorismo e diversidade no Americanas Summit 2021. # UNIASSELVI e Instituto Embelleze iniciam parceria para oferecer cursos de gestão na área de beleza e estética. # Levantamento realizado pela Ticket revela que RS foi o Estado que apresentou maior aumento no consumo de carne por delivery no 1º semestre de 2021.