Política

Coluna Esplanada: senador Randolfe Rodrigues, 42ºC em Macapá

Coluna Esplanada: senador Randolfe Rodrigues, 42ºC em Macapá

Apagão eleitoral

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) capitaneia frente política que pede o adiamento da eleição no Amapá para dezembro por causa do apagão de energia há dias, que desmobilizou e prejudicou todo o Estado em vários setores, inclusive nas campanhas eleitorais. Até ontem à noite, o Tribunal Superior Eleitoral não respondeu a consulta feita pelo senador e os dois principais candidatos à Prefeitura de Macapá.

Quentão

Quem conhece Macapá sabe: o pior para os moradores não é só a falta de energia, é dormir sem ar refrigerado ou ventilador num calor com temperatura superior à média do País. De dia, os termômetros registram até 42ºC, conta um residente à Coluna.

Termelétricas

O apagão reforça a importância de o País promover a integração do setor elétrico com o de gás no PL 4.476/20. O relator é o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que defende a medida.

Ainda o DEM

Dados do cientista político Murilo Medeiros, da UnB, sobre o fortalecimento do DEM nesta eleição: 33.175 democratas se lançaram candidatos em 2020. Superou o PSDB e o PT. É o maior número da legenda desde 2004.

Ingleses…

A Justiça de Manchester, na Inglaterra, recusou ontem em primeira instância (Juiz Mr. Mark Turner) acolhimento de ação coletiva que representa 200 mil pessoas contra a mineradora BHP, do caso Samarco/Mariana, na qual pede R$ 20 bilhões de indenização. Os advogados vão recorrer, informou à Coluna a assessoria.

… fecham os olhos

A defesa – que representa moradores, entidades civis e afins – alega que a mineradora apresentou ao Judiciário britânico medidas de compensação que nem saíram do papel. Há processo tramitando também na Justiça do Brasil.

***Terror do PT

Desembarcou em Contagem (MG) o advogado Paulo Fernando Melo, conhecido como o “terror do PT”, em apoio à campanha da candidata Dulce Monte (PMB). Para quem não sabe, só para citar dois casos, foram dele as ações na Justiça para a OAB cancelar a carteirinha de José Dirceu, e para barrar a posse de Lula como ministro de Dilma.

Camaradagem, e só

Esse puxa saquismo do presidente Jair Bolsonaro com Donald Trump ganhou as notícias além-fronteiras, colou a imagem de um no outro e agora a derrota do norte-americano nas urnas bate em cheio de tabela no brasileiro: a oposição no Brasil não perdeu tempo e já fala que o “trumpsmo” brasileiro não deve se reeleger também.

Retorno zero

O trato entre ambos tinha que ser protocolar, como sempre foi, de praxe. Entre Estados, não de amizade e de tomar lado partidário. Além disso, os EUA na gestão Trump não ajudaram em nada o Brasil, que falicitou muitos negócios para os yankees e, em compensação, só viram barreiras a produtos brasileiros.

 

MERCADO

***Da lousa

Nenhum candidato à Prefeitura do Recife colocou em suas pautas a crise das escolas particulares. Mais de 20 já foram fechadas por cancelamento de matrículas ou falta de pagamento das mensalidades durante a pandemia de covid-19. Dentre elas, o Centenário Colégio Sagrada Família, com 115 anos de existência.

***Setor de serviços

Convidados da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) realizaram reunião técnica on-line sobre tramitação de propostas de reforma tributária no Congresso Nacional. Para ouvir os representantes do setor, foi convidada a assessoria técnica do deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da reforma. O setor de serviços defendeu reforma com foco no emprego, caso o texto seja aprovado da maneira como está.

Extracampo

Os títulos conquistados pelo Flamengo e as disputas deste ano animaram os torcedores. Os flamenguistas são os que mais buscam camisas do time (29,4%) na OLX.