Opinião

Coluna Esplanada: grupo prioritário de vacinação e suspensão dos voos do Reino Unido

Coluna Esplanada: grupo prioritário de vacinação e suspensão dos voos do Reino Unido

Prioridade 

Diante da pressão para a inclusão de pessoas com deficiência no grupo prioritário de vacinação, a coordenadora do PNI (Plano Nacional de Imunização), Francieli Fantinato, adiantou aos parlamentares da Comissão Externa de Enfrentamento à pandemia que o plano será alterado na medida em que as doses do imunizante forem ampliadas.

 

Voos

Governadores do Consórcio do Nordeste pressionam o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela suspensão imediata de todos os voos com origem ou destino a Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália. Também pedem que o governo solicite quarentena para todos os passageiros que vierem dos demais países europeus.

 

Distância

A prisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (RJ), estancou de vez as conversas e os convites para o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao Republicanos. O mandatário desembarcou do PSL em novembro de 2019, depois da disputa interna com o deputado Luciano Bivar (PE), presidente do partido.

 

Centrão

Bolsonaro decidirá sobre sua filiação após as eleições para presidentes da Câmara e do Senado. Além de partidos do Centrão, assediam o presidente interlocutores de Patriotas, PTB, PRTB, Democracia Cristã e até do PSL.

 

Padrinho  

A influência do ex-presidente Michel Temer pesou na escolha do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. O deputado é filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, que chegou ao comando da pasta por indicação de Temer quando ocupava a vice-presidência.

 

Domiciliar  

O ministro do STF Luís Roberto Barroso indeferiu pedido da Procuradoria-Geral da República para revogação da decisão da Justiça de Minas Gerais que autorizou o publicitário Marcos Valério – condenado no mensalão – a cumprir pena em prisão domiciliar.

 

Vara

Na decisão, Barroso cita que, conforme informações prestadas pela Vara de Execuções,  a prisão domiciliar de Marcos Valério é fiscalizada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, e “não há notícia de descumprimento das condições impostas”.

 

War

Passada a bélica eleição municipal, a candidata derrotada à Prefeitura do Recife Marília Arraes (PT) se aproxima do PL. Em encontro recente com o prefeito reeleito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, a petista falou de estratégias e o presenteou com o jogo de tabuleiro War.

 

Sinal verde

Nove unidades de conservação foram incluídas no programa de privatização do governo federal. Entre elas estão a Floresta Nacional de Brasília (DF) e os parques nacionais da Serra dos Órgãos (RJ), Ubajara (CE), Serra da Capivara (PI) e Chapada dos Guimarães (MT).

 

Ficha Limpa

O Cidadania ingressou com pedido de suspensão de liminar para tentar derrubar a alteração na Lei Ficha Limpa. “Como fez com Lava Jato e Coaf, Bolsonaro resolveu acabar com a Ficha Limpa com uma ajudinha de Nunes Marques”, afirma o presidente do partido, Roberto Freire. O pedido é assinado pelo ex-juiz Marlon Reis.

 

Visual

O Jornal de Brasília recebeu o Prêmio Lusófonos da Criatividade – festival internacional sediado em Portugal -, pela melhor reestruturação de identidade visual de 2020.