Política

Coluna Esplanada do dia 05 de abril de 2018

O B de baiano

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner, amigo próximo e plano B de Lula da Silva quando lançou Dilma Rousseff, é ainda o nome do ex-presidente para ser lançado ao Palácio do Planalto. Mas aos holofotes, para preservar Lula, o discurso é outro. O ex-ministro da Previdência, Trabalho e das Comunicações e dirigente do PT Ricardo Berzoini desconversa. À Coluna, diz que o PT não fala em alternativa em caso de prisão doe Lula. “Nenhum tipo de alternativa está em discussão”.

Sabático

Berzoini, que mudou o domicílio eleitoral para o DF para disputar o governo, desistiu. “Por questões pessoais, decidi tirar tempo para me dedicar ao debate econômico”.

Japa na urna

Newton Ishi, o policial conhecido como Japonês da Federal, consagrado na Lava Jato, será candidato a deputado federal pelo Patriota de Curitiba.

Pavão

O ministro Gilmar Mendes (STF) atacou a “mídia opressiva”. Isso não existe. Há, sim, ministro togado que solta da cadeia compadre de casório. E isso é notícia.

Tour collorido…

Enquanto todas as atenções no País estavam voltadas para o julgamento do habeas corpus de Lula da Silva, outro ex-presidente, Fernando Collor de Mello, tirou a semana para um “tour” pelas arábias. O parlamentar preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE).

…das Arábias

Depois de passar pela Arábia Saudita, encontrou-se com ministro da Defesa dos Emirados Árabes, Mohammed Al Bowardi. Justificativa: “Análise do cenário internacional e dos conflitos que incomodam os países integrantes da Península Arábica”. Quando era presidente, em 1991, Collor instalou no Brasil a primeira embaixada dos Emirados na América Latina.

Sem “coitadismo”

Os petistas em vigília na Esplanada cantaram “Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra o regime militar, em defesa de Lula. Balela. Não há ditadura, e há um homem condenado em 2ª instância com provas cabais de corrupção.

Alvo no Poder

Eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, colegiado mais importante da Câmara, o deputado Daniel Vilela (MDB-GO) responde ao Inquérito nº 4.441/17 no STF, que investiga pagamento de propina pela Odebrecht.

Na mira

O inquérito é relatado pelo ministro Dias Toffoli que encaminhou, recentemente, os autos à Procuradoria-Geral da República com o depoimento prestado pelo deputado Vilela à Polícia Federal em outubro de 2017.

Avançou

Deputado Glauber Braga (Psol-RJ), da comissão que acompanha as investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco, revela que os investigadores asseguraram aos deputados que “a linha de investigação saiu da estaca zero e está ‘bem encaminhada’”.

Lula lá

O ex-presidente Lula tem compromisso no domingo. Será a “estrela” do VI Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares, em Guararema (SP). Não se sabe se vai aparecer ou se vai preparar uma mala para viagem.

**Cabinho

Apelidado de Cabinho, filho do deputado estadual Cabo Júlio, Bruno Júlio vai se filiar ao PHS em BH e lançará sua candidatura à Câmara Federal. O garoto tem discurso mais ferrenho que o pai contra bandidos e em defesa dos policiais.

Cheiro do ralo

O senador Telmário Motta (PTB-RR) vai pedir ao Ministério Público Federal investigação da contratação, por R$ 100 milhões, da empresa "Sanepav Saneamento Ambiental", pela prefeitura de Boa Vista – administrada pela arquirrival Teresa Surita (MDB), ex-mulher e aliada do senador Romero Jucá.

Doação

A Sanepav fez gorda doação para o diretório do MDB em Roraima em 2014.