Política

Coluna Esplanada: digitais de 10 mãos, Paes na fila e covid em NY

Coluna Esplanada: digitais de 10 mãos, Paes na fila e covid em NY

Digitais de 10 mãos

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, repleto de dados distorcidos e contradições, foi escrito e revisado nas últimas semanas por ministros, assessores e filhos do mandatário. E revisado por fim pelo chanceler Carlos França. Mais curto – 12 minutos – que os dois últimos, o texto tem as digitais do assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins, do ministro-chefe do GSI, Augusto Heleno, e dos filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro. A revisão ‘vista-grossa’ de Carlos França desagradou até a colegas do Itamaraty.

 

Paes na fila

O prefeito carioca Eduardo Paes quer ser vice na chapa de Lula da Silva à Presidência. Dono do PSD, seu partido, Gilberto Kassab avaliza. Lula avalia. Por isso Paes repete a próximos que não sabe se disputa o Governo do Rio.

 

Tentou, não deu

Para abrir caminho em tratativas com partidos do Rio e não ficar refém de Valdemar da Costa Neto se deixar a Prefeitura ano que vem, Paes tentou emplacar o vice-prefeito Nilton Caldeira (PL) no Tribunal de Contas do Município. Mas o PL não quis.

 

Covid em NY

Chama-se Enrico o diplomata do staff presidencial contaminado por Covid-19, que segue hospedado em Nova York no mesmo hotel onde está recluso o ministro da Saúde.

 

Mais baiano

De resguardo no Alvorada, Bolsonaro cancelou três agendas no Paraná para os próximos dias, onde faria duas ‘motociatas’. Mas mantém (por ora) viagem a Teixeira de Freitas (BA) onde Lula é forte.

 

Rota..

Investigado pela CPI da Pandemia no Senado, sob suspeita de que teria feito lobby no Ministério da Saúde para favorecer algumas empresas – como a Precisa Medicamentos – o quase-mudo advogado Marconny Nunes Faria é habitué do Congresso Nacional.

 

..do lobista

É o que mostra levantamento da Polícia Legislativa ao qual a Coluna teve acesso. Em 2015 (dia 20 de maio), o lobista passou na Presidência da Câmara e, um dia depois, no plenário da Casa. Este ano, de acordo com o documento,  Marconny esteve na Câmara dia 13 de fevereiro para visita a deputados nos Anexos 3 e 4, sem especificar gabinetes.

 

Como?!

A Polícia Legislativa tem a praxe de perguntar a visitantes o destino nos gabinetes. No caso do advogado, informou que não tem essas informações.

 

Lupa popular

Dica sobre pesquisas de intenção de votos recentes: Não têm obrigatoriedade de registro no TSE, ainda. Não há informações de onde são realizadas, e há distribuição equânime por regiões do Brasil. Em suma, pode-se fazer concentrada em reduto petista ou bolsonarista. E o instituto não é obrigado a divulgar detalhes

 

Casinha..

A Câmara ainda não despachou ao Ministério do Turismo o requerimento 1152/21 que pede explicações sobre o projeto Casinha Games, da Secretaria Especial da Cultura. Protocolado pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), o documento sublinha que o dinheiro destinado para o projeto é quase igual a tudo que o Fundo Nacional de Cultura executou doseu orçamento em 2020, R$ 4,7 milhões.

 

..do Zero Quatro

Diz ainda que não existe registro de uma instituição chamada Casinha Games e lembra que, no Governo federal, “quem tem voraz interesse no no setor de games é o filho mais novo do presidente Bolsonaro, Jair Renan, que mantém empresa no Estádio Mané Garrincha, em Brasília”.

 

Efeito dominó

O prefeito de Maceió, JHC vai zerar o ISS sobre o diesel para ônibus, a fim de aliviar o impacto no preço da passagem com a alta do combustível. A decisão pressiona o governador de Alagoas, Renan Filho, a reduzir o ICMS sobre o diesel no Estado, cuja alíquota é uma das mais altas do país.