Política

Coluna Contraponto do dia 24 de março de 2018

Beto arruma as malas. Destino: Las Vegas

O governador Beto Richa aproveita os últimos dias do mandato para uma viagem de férias. Embarca para Las Vegas, cidade situada no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, famosa por seus cassinos. Na Las Vegas Boulevard, mais conhecida como Strip, se encontram os hotéis e casas de jogos mais imponentes do mundo. Da agenda não constam compromissos oficiais. Na volta, daqui a uma semana, Richa vai anunciar oficialmente sua renúncia ao governo para dar continuidade à sua campanha ao Senado sem precisar cumprir as demais liturgias do cargo.

Ortigara, vice de Ratinho?

Saiu no blog da jornalista Roseli Abrão que o secretário da Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, diz estar sendo sondado para ser o vice na chapa do candidato a governador Ratinho Jr. Confirmou em entrevista a uma rádio de Palmas que deixará a secretaria no dia 7 para, se não for vice, concorrer a uma cadeira de deputado federal.

Lados opostos

Ortigara, que afirmou que o governador Beto Richa vai deixar mesmo o governo para concorrer ao Senado, disse que a tendência do tucano é apoiar Cida Borghetti. Mas isso, garantiu, não significa uma ruptura. “Integramos um mesmo grupo […], mas isso não significa dizer que isto é uma ruptura, apenas, à princípio, estaremos em lados opostos”, ponderou. Contudo, ele admite deixar o PSDB “diante do provável apoio do governo à chapa adversária”.

Ratinho & Osmar

Dois importantes integrantes do staff de Ratinho Jr, o ex-ministro Borges da Silveira e o ex-secretário Renato Adur, foram vistos saindo do escritório do ex-senador Osmar Dias. Discretamente, os dois pré-candidatos ao governo, Ratinho Jr. e Osmar Dias, estão conversando indiretamente, e em paralelo, sobre o futuro político de ambos.

Segundo turno

Se não se acertarem no primeiro turno das eleições, deverão ir juntos no segundo, já com a posição claramente estabelecida pelas urnas, o que é da lógica eleitoral. Se o perigo – remoto, segundo os analistas – de tudo acabar no primeiro turno aparecer no horizonte, poderão formar uma frente ampla ainda no primeiro turno para enfrentar a máquina do governo e as maquinações do quase ex-ministro Ricardo Barros.

PIB estadual

O G7, grupo que reúne as sete maiores entidades empresariais do Paraná, reuniu na noite de quinta-feira (22) representantes de boa parte do PIB estadual para ouvir o senador Alvaro Dias, presidenciável pelo Podemos, no Teatro Positivo. Dias fez um resumo de seus planos e apresentou projetos para uma “nova república”, como forma de despertar a sociedade para uma nova realidade.

Fichas assinadas

Falou de economia, carga tributária, educação e traçou um paralelo na segurança nacional propondo altos investimentos nesta área com aparelhamento que, disse ele, vai surpreender a nação. No final, abonou fichas de filiação ao Podemos, dentre elas a do deputado federal Diego Garcia, eleito pelo PHS principalmente com votos da região do Norte Pioneiro.

Só dá Gleisi

A vinda de Lula ao Paraná na próxima semana chama a atenção muito mais pela ausência dos petistas históricos locais do que pela sempre presente Gleisi Hoffmann. Continuam desparecidos o ex-diretor-geral da Itaipu Jorge Samek, sempre conhecido e autoapresentado como o melhor amigo de Lula no Paraná Ângelo Vanhoni, Doutor Rosinha, Zeca Dirceu, Emmanuel Appel e tantos outros revolucionários petistas, até então aguerridos militantes das multidões e dos quais não se houve mais falar.

Não pode…

E também o sempre presente André Vargas, o do punho erguido. Mas esse não poderá ir, pois está passando uma temporada em Pinhais, por conta da Lava Jato.