Política

Coluna Contraponto do dia 23 de junho de 2018

Lula em casa e o choro em novela

Com culpa ou sem culpa, a prisão do ex-presidente Lula não é confortável para a maioria dos brasileiros. E por várias razões: há um sentimento difuso, mas generalizado, de que houve pressa e intenção da Justiça em condená-lo, a idade avançada, a história dele, a morte da mulher, a solidão, o frio de Curitiba e até a batalha diária do PT contra o esquecimento e a indiferença para com seu líder maior. E, mais ainda, somos um povo que chora em novela, concurso de miss e até diante do Neymar ajoelhado (e chorando), depois do gol na Costa Rica.

Por tudo isso, se o STF permitir a prisão domiciliar do ex-presidente na semana que vem, vai interpretar o sentimento coletivo, apesar das críticas que virão dos Bolsonaros da vida sobre impunidade e privilégios. Vai mesmo é tirar um certo peso da consciência de muita gente, até mesmo quem prefere ver o Capeta ao Sapo Barbudo.

No portão

Mas deverá estabelecer medidas rígidas de cumprimento da pena em casa, pelo menos até as eleições de Outubro. Porque se deixar Lula bater papo no portão, aí não tem quem segura.

Fake News

A defesa de Lula, enquanto isso, trata apenas como boato – ou fake news – o suposto pedido ao STF para que o ex-presidente passe a cumprir prisão domiciliar. Por um motivo simples: no seu entendimento, pedir domiciliar seria aceitar que Lula é culpado, quando o esforço é mostrá-lo como um inocente vítima de injustiça.

Barros vibra…

O deputado Ricardo Barros, presidente estadual do PP, eminência parda do governo de sua mulher Cida Borghetti, e articulador político da campanha dela pela reeleição, vibra pela segunda vez com o fato de os dois primeiros gols dos dois jogos da Seleção terem sido marcados pelo jogador que leva na camisa o número 11 – mesmo número do Partido Progressista.

 

…gols do número 11

Tão logo saiu o gol de Philipe Coutinho na partida contra a Suíça, ele disparou sua euforia nos grupos de WhatApp. E hoje, na vitória do Brasil sobre a Costa Rica, com outro gol do 11 da Seleção, Barros repetiu: “Olha aí o 11 de novo!”, vibrou.

Dia da Maldade

Hoje é dia de lembrar que:

1) Para os Coxinhas: a senadora petista Gleisi Hoffmann foi absolvida pelo STF

2) Para os Mortadelas: o Homem do Colete de R$ 44 mil pode ser a Gleisi Hoffmann de amanhã

3) Sobre Lula, o apê de Guarujá, o sítio de Atibaia e o que falta para a Lava Jato: “É a escritura, estúpido”

4) Isonomia total: sindicância no patrimônio de todos os servidores públicos, do presidente ao deputado, do desembargador ao delegado. Vai dar BO

5) Policiais civis e federais podem fazer acordos de delação premiada. Vai sobrar delação e faltar prêmio

6) Gleisi livre, Aécio livre, Beto livre. Menos Lula livre

7) Greca, finalmente, encontrou sua vocação: teleguia de voto

8) Bolsonaro corre atrás de Trump: quer aprender a engaiolar criancinhas brasileiras

9) De Beto Richa para Pepe Richa após desistência da candidatura: “Meu Pepe Legal!”

10) Brasil 2 x 0 Costa Rica.