Política

Coluna Contraponto do dia 21 de abril de 2018

Gleisi & Gleici ou Globo x Al Jazeera

Com as grafias dos nomes diferenciadas por uma letra apenas, Gleisi, a senadora loura do Paraná e Gleici, a estudante morena do Acre, que venceu o BBB/2018, gritaram “Lula Livre” em duas redes de TV bem diferentes. Gleisi está sendo investigada pela Procuradoria-Geral da República porque deu entrevista para a AL Jazeera sobre a prisão de Lula. A TV, com sede no Catar, transmite sua programação para 130 países. A TV Globo, maior emissora da America Latina, engoliu em seco quando a vencedora do BBB Brasil, Gleici Damasceno, gritou “Lula Livre” logo após a vitória, quando foi informada pelos familiares da prisão do ex-presidente. Mesmo assim, a Gleici do BBB não será investigada e levou para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Até William Waack…

Em seu canal no Youtube, o jornalista William Waak – afastado da Globo sob a acusação de que teria feito uma brincadeira racista – faz uma curta análise do pronunciamento que a senador Gleisi Hoffman, presidente do PT, dirigiu aos povos árabes pedindo ajuda e solidariedade pela prisão do presidente Lula no Brasil.

Sabe nada

Waak assistiu à entrevista e ficou confuso com o que ouviu, mas ficou-lhe uma impressão: Gleisi não sabe o que acontece nos regimes árabes quando se trata de liberdades políticas, de expressão e de justiça, muito menos de democracia. Parece que ela errou de endereço e errou também quanto ao conteúdo da mensagem. Assim como ele, o restante do País também não entendeu.

Ser ou não ser?

Cotado para disputar a Presidência da República pelo PSB, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa afirmou que ainda não se convenceu a ser candidato. Após uma reunião do Diretório Nacional do partido, Barbosa afirmou que há dificuldades tanto pessoais como dentro da sigla, informa “O Globo”.

A declaração

“Não mudou nada em relação à nota que eu divulguei na internet no dia em que eu me filiei ao PSB. Ou seja: há dificuldades dos dois lados. O partido tem a sua história, tem as suas dificuldades regionais, as dificuldades de alianças regionais. E eu, do meu lado, tenho as minhas dificuldades de ordem pessoal. Eu ainda não consegui convencer a mim mesmo de ser candidato. Então, persiste essa dúvida muito grande da minha parte. Isso afeta a minha família e várias pessoas do meu entorno”, disse Joaquim Barbosa.

E a família?

Perguntado se a família o apoiava numa possível candidatura, disse que não. “Não é a favor”, resumiu.

Temer

O presidente Michel Temer viaja sábado (21) para a Ásia, mas quis deixar os brasileiros tranquilos. Por isso, gravou uma mensagem que foi ao ar sexta-feira (20) à noite em cadeia de rádio e televisão. Temer foi aconselhado pela área de comunicação a não falar de uma eventual terceira denúncia da PGR nem das investigações sobre o decreto dos Portos no STF. O advogado Antônio Mariz era a favor de que ele aproveitasse o espaço para se defender.

Liberdade

Temer, entretanto, optou por falar sobre a liberdade, em um sentido bem amplo. No discurso fez breve homenagem a Tiradentes, cuja morte é lembrada dia 21 de abril, assim como fez menção ao descobrimento do Brasil, comemorado no dia 22. E sobre a recuperação do País que seu governo promoveu, óbvio!