Política

Coluna Contraponto do dia 20 de maio de 2018

Vem aí novo pacote contra a corrupção

O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, anunciou na sexta (18) que será lançada em junho uma nova campanha contra a corrupção, elaborada pela organização Transparência Internacional e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). De acordo com Dallagnol, o novo pacote terá mais de 70 propostas atacando a corrupção em 12 diferentes frentes. “Dentre essas propostas estará a desburocratização, algo que é bom ao ambiente empresarial e ao combate à corrupção porque na burocracia se criam dificuldades para vender facilidades”, disse o procurador da República durante palestra a empresários no litoral paulista.

Apoio

Dallagnol solicitou apoio da plateia para apoiar a nova campanha, destacando que o novo pacote também apresentará como sugestão a inserção na grade curricular da educação básica de uma disciplina tratando do tema de combate à corrupção e controle social das coisas públicas. “Também vamos apresentar a ideia da democracia partidária, para que não exista apenas o cacique que decida quem vai concorrer e quanto vai para cada campanha, visando a facilitar a renovação política.”

Foro privilegiado

O procurador destacou que o novo pacote vai propor a redução do alcance do foro privilegiado que, segundo ele, atualmente beneficia 55 mil pessoas e passaria a atingir somente 15 pessoas. “Ainda vamos propor a criminalização do enriquecimento ilícito dos funcionários públicos, acabando com a aposentadoria remunerada ao magistrado que se envolve com corrupção”.

Mudanças na toga

Sem mencionar detalhes, o procurador afirmou que o novo pacote de medidas também vai propor alteração nas nomeações dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e dos Tribunais de Contas. Atualmente, os ministros são escolhidos pelo presidente da República e as indicações apreciadas pelo Senado. Vem barulho por aí.

Dois fatos novos…

O ex-presidente Lula ficou um pouco mais sozinho na cela da Polícia Federal em Curitiba: não ouvirá mais o “Bom dia Lula” que os acampados do PT davam início aos trabalhos de apoio e companhia à meia distância, todas as manhãs. Acabou-se o acampamento, pressionado pela vizinhança e pela óbvia inviabilidade do projeto. É o primeiro desalento para Lula, que chega junto com o frio.

Dois fatos novos…

A notícia da prisão de Zé Dirceu é o segundo fato novo para o começo do inverno. Tempo ruim para se entregar e passar a cumprir uma pena de 30 anos. Ou, para quem já passou dos 70, na prática, é uma prisão perpétua. O tempo vai passando e corroendo o futuro das duas maiores lideranças de esquerda do Brasil contemporâneo. No fim de tantos enfrentamentos, Zé Dirceu lembra a filha temporã, Maria Antônia, de 7 anos, a quem não soube explicar o que iria fazer numa prisão por tanto tempo.

Inferno astral

O ex-presidente Lula respira pelos aparelhos de Gleisi Hoffmann, a guardiã da voz e do pensamento dele. E o inverno de Curitiba, que congela ossos e castiga os mais velhos, contribui para deixar tudo mais soturno. O PT vive seu pior momento político.

Tudo aberto

Um dos mais próximos assessores do candidato Ratinho Jr garante: não há nada definido na chapa sobre candidatos a vice ou ao senado, assim como nenhum compromisso firmado com nenhum partido ou grupo político. Nem na chapa de Ratinho nem nas demais chapas dos candidatos, como a governadora Cida Borghetti e Osmar Dias. Até agora as especulações em torno dos vices e do Senado ocorrem mais por conta dos interessados do que por parte dos candidatos majoritários.