Política

Coluna Contraponto do dia 11 de maio de 2018

O áudio que assombra

Duas revistas de circulação nacional têm em mãos um áudio que implode um importante aliado do ex-governador Beto Richa, hoje devidamente acomodado numa diretoria da Copel. As duas apurações foram conduzidas por repórteres de Curitiba e em Brasília e em ambos os casos a decisão da divulgação caberá às chefias de jornalismo em São Paulo. Quem ouviu o áudio garante que não há nenhuma dúvida sobre as negociações ilícitas realizadas pelo aliado de Richa e nem sobre os personagens do diálogo, travado dentro do Palácio Iguaçu. Neste momento há uma intensa movimentação de personagens ligados ao ex-governador para barrar a publicação das reportagens em duas revistas.

Não se assuste

Um desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios pode conseguir acesso à justiça gratuita para discutir um pedido de indenização por ter sido nomeado tardiamente ao cargo de juiz do Distrito Federal. Isso porque, no primeiro dia de julgamento sobre a matéria, dois ministros da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça votaram para que o desembargador não tenha que pagar as custas processuais para ingressar com o recurso.

Ex do STF

Apesar do pedido de assistência gratuita, o desembargador Sergio Xavier de Souza Rocha é representado pela banca do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence, citada, pela União, como um dos “escritórios mais caros do Brasil”.

Milionário

Detalhe: o desembargador quer uma indenização de R$ 2,518 milhões. Só que, para começar a discutir o assunto, precisa depositar R$ 125.901 em juízo.

Delação a jato

O jornalista Lauro Jardim, de O Globo, confirma o que já foi antecipado por este Contraponto. Em nota publicada ontem, Jardim informa que: “Preso em fevereiro na 48ª fase da Lava-Jato, Nelson Leal, ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná, não perdeu tempo: está negociando sua delação premiada com o MPF”.

Pedágios

Para quem já esqueceu, Nelson Leal Jr. era diretor-geral do DER quando a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba lançou a Operação Integração. Leal foi preso com o presidente da concessionária Econorte, Hélio Ogama, após a descoberta de indícios de favorecimentos para que, em troca de propina, aumentos abusivos das tarifas de pedágio na BR-369.

Transferido

Sintomaticamente, na semana passada, Leal foi transferido do Complexo Médico Penal de Pinhais para as dependências da Polícia Federal, no Santa Cândida.

Romário pode ajudar Alvaro

Dependendo do cenário, o ex-jogador tetracampeão e senador Romário atinge mais de 30% dos votos do eleitorado do Rio de Janeiro entre os candidatos a governador. Está disparado em primeiro lugar na sondagem feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, com o dobro de intenções de voto sobre o segundo colocado, o ex-prefeito carioca Eduardo Paes. O resultado parece bom para o presidenciável Alvaro Dias: Romário é filiado ao Podemos e isso pode dar ao senador paranaense uma boa carrada de votos também no Rio de Janeiro.