Política

Coluna Contraponto do dia 10/06

“Podemos ser mais trapalhões?”

Um tal de Elizeu Chociai, barnabé da Prefeitura de Ponta Grossa, promoveu uma trapalhada na sexta-feira (8) ao prometer ao candidato Ratinho Jr. (PSD) o apoio de pelo menos parte do Podemos, o partido do senador e presidenciável Alvaro Dias, que tem um irmão candidato a governador do Paraná, Osmar Dias (PDT). A executiva estadual da legenda reagiu e desautorizou a iniciativa de Chociai, vice-presidente do diretório.

Quem é Chociai

Ex-dirigente do antigo PTN, partido do qual se originou o Podemos, Chociai chegou à vice-presidência da sigla em razão da mudança de nomenclatura. A mudança, porém, só não mudou uma coisa: ele conseguiu manter o salário de R$ 15 mil mensais que recebia do PTN por, digamos, “direitos adquiridos”.

Saia justa

Ao ir emprestar apoio a Ratinho em nome do Podemos, ele colocou o senador Alvaro Dias em “saia justa”. Apesar de ter o irmão como candidato ao governo, Alvaro tem preferido se manter equidistante de todas as candidaturas, pois, como paranaense, espera receber o apoio de todos.

Sermão

Em razão disso, segundo revelou a amigos o próprio Elizeu Chociai, recebeu telefonema de Alvaro passando-lhe severa descompostura, cujos termos não foram revelados. Depois da reprimenda, ele perguntou a si mesmo: “Podemos ser mais trapalhões?”

Silêncio

Nesse ponto, o Podemos fez o que o PDT, presidido por Osmar, não fez. Quando o secretário-geral do partido, Adalberto Grein, divulgou nota considerada ofensiva a Alvaro, o PDT silenciou.

Durou pouco…

Apressado come cru, diz o velho ditado. É o que devem estar percebendo neste momento o candidato do PSD ao governo do Estado, Ratinho Jr., e o vice-presidente estadual do Podemos, Elizeu Chociai.

Na foto

Após ouvir de Chociai de que o Podemos estaria livre para apoiá-lo, Ratinho mandou providenciar uma foto panorâmica – ele e Chociai no centro do retrato, abraçados e sorridentes. Poucas horas depois, quem realmente manda no Podemos (além de Alvaro Dias) distribuiu mensagem aos filiados e à imprensa para desautorizar o vice-presidente Chociai e avisar que, com “anuência esmagadora dos membros da executiva estadual”, o apoio a candidaturas ao governo estadual só será decidida e aprovada “exclusivamente” pela executiva estadual – o resto é o resto.

Dito e feito!

A nota foi assinada pelo presidente do Podemos do Paraná, o ex-deputado e atual prefeito de Pato Branco, Augustinho Zuchi, e pelo secretário-geral da legenda, Edson Gradia. Zuchi tem forte e histórica ligação com Osmar Dias. Gradia acompanha o senador Alvaro Dias há 40 anos. Foi secretário de Esportes do seu governo e, por mais de uma década, chefiou o escritório do senador em Curitiba.

Impunidade dos ricos

O procurador da República Diogo Castor de Mattos, membro da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, analisa no livro “O Amigo do Direito Penal” por que o nosso sistema favorece a impunidade dos crimes de colarinho branco. A obra será lança dia 14 próximo, às 19h, na livraria Saraiva do Shopping Crystal.

Desigual

A partir de uma análise do sistema processual brasileiro, o procurador traça um panorama indicando que o Direito Penal é aplicado de forma intensa e repressiva nas camadas mais pobres da sociedade, mas não ocorre da mesma maneira em relação à classe mais privilegiada, apontando uma clara seletividade penal que acaba em impunidade.