Política

Coluna Contraponto do dia 08 de outubro de 2018

Eleitor vota com cano de revólver

O vice-procurador eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Humberto Jacques de Medeiros, disse que o tribunal está avaliando imagens e vídeos postados em redes sociais e em grupos de WhatsApp onde internautas aparecem com armas ao lado de urnas eletrônicas, mostrando o voto no candidato Jair Bolsonaro, do PSL. Em uma das imagens, uma arma aparece em cima de uma urna na Escola Estadual Professor Mauricio Brum, em São João do Mereti, interior do Rio de Janeiro. Na outra, um internauta da cidade de Cachoeiro do Sul (RS) postou em sua conta no Twitter a imagem de outro revólver também sobre uma urna eletrônica. Uma terceira mensagem circulando por grupos de WhatsApp mostra um eleitor digitando os números 1 e 7 e a tecla confirma com um revólver.

Passe o leitor de QR Code para ver o vídeo:

Exterminadores

O ex-governador Beto Richa afirmou que os métodos “arbitrários” de investigação precisam ser revistos para não interferir nas eleições. Ele lembrou que não foi chamado, em nenhum momento, para esclarecimentos à Justiça ou para depor e não teve direito à defesa. “Eles quiseram exterminar, destruir minha candidatura”, afirmou, “e interferiram no processo eleitoral”.

Prisão

Foi a primeira vez que o ex-governador falou à imprensa sobre sua prisão, a da esposa dele, dona Fernanda, e assessores no âmbito da Operação Integração II, que investiga o pagamento de propina na área do Pedágio do Paraná.

No páreo

O ex-governador Beto Richa disse que compreende o recuo do eleitor – ele teve uma queda de 27% para 11% nos últimos dias em intenção de votos para o Senado – por causa da prisão pela Operação Integração II sobre propina no setor de pedágio. “Ainda estou no páreo”, disse o ex-governador e atribuiu o fato ao trabalho realizado no governo do Estado.

Ibope erra feio para o Senado; Beto com votos de nanico

As pesquisas do Ibope divulgadas na véspera da eleição (sábado, 6) indicavam que o senador Roberto Requião seria o primeiro colocado entre os candidatos ao Senado, com Requião tem 38% e com Oriovisto Guimarães chegando a 23%. Beto Richa disputava o 3.º lugar com Flávio Arns, com 21%.

Segundo o Ibope, Alex Canziani, faria 19%, Mirian Gonçalves, 8%, Nelton, 3%, Rodrigo Reis, 3%, Zé Boni, 2%, Rodrigo Tomazini, 1%, Roselaine Barroso Ferreira, 1%, Jacque Parmigiani, 1%, Gilson Mezarobba, 1%, Compadre Luiz Adão, 1%.

Não deu nada certo. Foi mais um erro do Ibope para ficar na história. Por isso, é sempre bom comparar.

Oriovisto e Flávio Arns (30% e 24%) estão eleitos para as duas vagas; Roberto Requião aparece como derrotado com apenas 14%. Com Beto Richa, o erro foi ainda mais feio: o Ibope lhe dava 21%, mas aparece com votação de candidato nanico – menos de 4%.

Para o governo estadual, as previsões do instituto estão sendo confirmadas pelas urnas.