Política

Coluna Contraponto do dia 05 de julho de 2018

Alvaro na CNI

O senador Alvaro Dias (Podemos) foi um dos sabatinados nessa quarta-feira em evento promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), quando afirmou ser necessário mudar o modelo de escolha dos ministros de tribunais superiores, como o STF, para evitar interpretações de que há “interferência política” nas suas decisões.

Lista tríplice

A ideia de Dias é que haja uma lista tríplice com os indicados para o cargo e, só então, após a indicação de um deles pelo presidente, o nome iria para a aprovação parlamentar.

Reformas

Alvaro falou sobre a possibilidade de aprovar, de uma só vez, as reformas da Previdência, política e tributária logo no início de um eventual governo. Segundo Dias, caso seja eleito em outubro, colocará em votação os três textos no Congresso “já nos 100 primeiros dias de governo”.

Escolha de Sofia

O pré-candidato Ratinho Jr. (PSD) acumula tantas opções para a vaga de vice-governador em sua chapa que não sabe o que fazer. Na busca por ampliar suas alianças, Ratinho ficou na situação de ter de fazer a “escolha de Sofia” – isto é, “matar” alguns pretendentes para fazer sobreviver um dos novos que ele achar mais conveniente.

Cotados I

Nesse caso, estão pelo menos quatro potenciais candidatos a vice. O jovem ex-prefeito de Assis Chateaubriand Marcelo Micheleto, por exemplo, renunciou ao cargo na esperança de ser o escolhido. Era também presidente da Associação dos Municípios do Paraná e seria uma forma de agregar à campanha de Ratinho Jr. o apoio de muitos prefeitos. O “defeito” é ser jovem demais.

Cotados II

Atenderam também às insinuações do candidato o presidente da Fiep Edson Campagnolo, do PRB, que se licenciou do cargo para se desincompatibilizar e se colocar inteiramente à disposição da campanha e viabilizar seu nome. A mesma atitude tomou também o presidente de outra entidade empresarial, Darci Piana, da Fecomércio. Ambos seriam a representação do empresariado paranaense, do PIB.

Cotados III

Há ainda um quarto nome na espreita de ser o escolhido: o ex-secretário da Agricultura Anacleto Ortigara nos dois governos de Beto Richa. Pouco mais de 20 dias separam o momento atual da data fatal em que Ratinho Jr. terá de fazer a escolha, antes da convenção – ocasião em que a discussão já terá de estar pacificada.