Política

Coluna Contraponto do dia 05 de abril de 2018

Deputado pergunta: Richa autoriza escutas?

O deputado Ney Leprevost (PSD) apresentou pedido de informação na Assembleia Legislativa para saber se o governador Beto Richa autorizou ou tem conhecimento de que em seu governo eram (ou são) feitas escutas telefônicas e ambientais ilegais para fins políticos. O parlamentar recebeu informações pormenorizadas de que até mesmo deputados teriam sido vítimas de grampos.

Questão de ordem

O líder do Governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, alegou questão de ordem para que o pedido não fosse votado pelo plenário na sessão dessa quarta-feira (4). O presidente Ademar Traiano pediu prazo para responder à questão de ordem.

Só lembrando…

Beto Richa deixa o governo amanhã. Provavelmente não vai precisar responder ao tal pedido.

Hospital sem telefone

Semana passada, o governador Beto Richa inaugurou o Hospital Regional de Telêmaco Borba, embora as obras internas estejam inacabadas, móveis e equipamentos empilhados e o corpo médico e de pessoal auxiliar só venham começar a trabalhar em julho. Mas há mais: o hospital foi inaugurado sem nem mesmo ter telefone instalado. É moral inaugurar como pronta uma obra nesse estágio? Hospital sem telefone?

Fica, vai!

Uma carta assinada pelos principais líderes e por alguns antigos companheiros políticos da região dos Campos Gerais está apelando ao deputado Plauto Miró Guimarães para que não deixe o Democratas e se filie ao PSD.

Balançou

A carta balançou o coração de Plauto, mas, segundo amigos próximos, não lhe tirou a convicção de que não vai apoiar a candidata Cida Borghetti (PP), em cuja aliança o DEM já está comprometido. A decisão do parlamentar, no entanto, é de apoiar o candidato Ratinho Jr.

Sua casa

O documento, assinado pelo presidente estadual do Democratas, Pedro Lupion Neto, e por velhos companheiros de bancada desde os tempos em que o DEM ainda se chamava PFL, dentre os quais o deputado Elio Rush, diz a Plauto que o partido “é a sua casa”. Mas que respeitará sua decisão caso se mantenha firme na ideia da desfiliação.

Lupion será o líder de Cida

O deputado Pedro Lupion Neto já foi escolhido por Cida Borghetti para ser o líder do Governo na Assembleia Legislativa logo após a posse dela neste dia 6. Parlamentar de três mandatos pelo Democratas, filho do ex-deputado Abelardo e bisneto do governador (por duas vezes) Moysés Lupion, Pedro carrega no DNA todas as manhas da atuação política – nisso incluído o bom relacionamento pessoal que mantém com as bancadas de todos os partidos.

Jogou a toalha

A ascensão de Lupion à liderança do Governo interrompe a sequência ininterrupta de sete anos em que o deputado Luiz Cláudio Romanelli exerceu a liderança de Beto Richa, afora os tempos em que ocupou a mesma posição no governo de Roberto Requião.

Yared se revolta

Bem que a deputada federal paranaense Christiane Yared (PR) tentou, mas não conseguiu que na sessão do Congresso realizada na terça fosse mantido um artigo da Lei 13.546 que previa pena de reclusão para quem fosse responsabilizado pela morte de terceiros em acidentes de trânsito.

Veto mantido

O artigo tinha sido um dos vetados por Michel Temer e, num acordo de lideranças, o veto foi mantido – isto é, tudo volta a ser como sempre foi: criminosos ao volante estarão sujeitos somente ao cumprimento de penas alternativas, como trabalhos comunitários ou doação de cestas básicas.