Política

Coluna Contraponto do dia 04 de Maio de 2018

“Desistir nem pensar”, diz Osmar

O ex-senador Osmar Dias (PDT) tem dedicado os últimos dias a desmentir informações que seria candidato ao Senado na chapa do deputado Ratinho Júnior. Na quarta-feira uma nota na coluna “Radar”, da Veja, dizia que ele havia desistido de sua candidatura ao governo do Estado. Em entrevista à rádio CBN, de Cascavel, Osmar reafirmou que não recua em sua candidatura ao governo até porque ele é o único, entre os pré-candidatos, que pode apresentar um “modelo radical” de governo, diferente do que prevaleceu nos últimos sete anos, que é o que a população quer, disse.

Conversas

O pré-candidato do PDT admitiu que conversa com Ratinho, que se dá bem com ele, e não o trata como inimigo, mas daí a desistir de sua candidatura em favor do deputado, nem pensar. “Já deixei claro que posso sim fazer uma aliança com ele ou com quem queira, mas a minha candidatura ao governo está colocada e não vai recuar”, disse.

“Maldição socialista”

O povo não perdoa. Em Mandaguaçu, cidade quase grudada em Maringá, há uma insatisfação generalizada com a gestão do professor Índio, prefeito eleito pelo PSB. E já corre na cidade que até os peixes do lago estão morrendo por causa do Índio. Na verdade, a prefeitura inventou de colocar lodo no lago e os peixes acabaram morrendo. O povo não perdoa e está com a razão.

Casa misteriosa

A misteriosa residência situada num condomínio de luxo numa ruela do Bairro Portão, alugada em 2015 pela Secretaria da Segurança Pública, só foi descoberta após a mudança de secretário, em fevereiro, quando o delegado Wagner Mesquita teve de ceder o lugar para o novo titular nomeado por Richa (e mantido por Cida), delegado Júlio Reis.

Quem eram?

Ninguém dentro da pasta sabia da existência da casa, nem mesmo as equipes de segurança, motoristas e agentes do Departamento de Inteligência. Só passavam pela guarita do condomínio carros particulares. Investiga-se o que faziam lá os visitantes. O esqueleto foi achado no armário. Para que o aluguel de R$ 5.140 mensais? Quem pagava luz e água? Quem pagava condomínio? Todos os mistérios estão sendo investigados pelo Gaeco e pelo Tribunal de Contas.

Lula e Bolsonaro

O Instituto Paraná Pesquisas mediu as intenções de voto dos brasileiros em um cenário considerando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso em Curitiba – e em outro cenário sem ele. No primeiro, sem o petista, Jair Bolsonaro (PSL) aparece na frente, com 20,5% das intenções de voto, seguido por 17,5% que pretendem votar em “nenhum” candidato; 12%, em Marina Silva; 11%, Joaquim Barbosa; e 9,7%, Ciro Gomes. Já no cenário com Lula, este lidera com 27,6%, seguido por Bolsonaro, que registrou 19,5%.

Não sai

A sondagem apontou também que 62% dos eleitores não acreditam que Lula conseguirá sair candidato.

Alvaro e Barbosa

Nos cenários examinados, o presidenciável paranaense senador Alvaro Dias (Podemos) aparece entre 5,4% e 6% das preferências. Joaquim Barbosa na faixa dos 10%.

Mais sobre

A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº BR-02853/2018 para o cargo de presidente Foram feitas 2.002 entrevistas realizadas em 26 estados e no Distrito Federal e em 154 municípios brasileiros entre os dias 27 de abril a 2 de maio 2018. A margem estimada de erro de aproximadamente 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também: 

Lula e Bolsonaro mantêm polarização, diz Paraná Pesquisas