Opinião

Coluna Conexão Esporte: sequência boa

O jogo contra os cariocas marca o fim do primeiro turno

Coluna Conexão Esporte: sequência boa

Primeiro foi o lanterna. Hoje, será o vice-lanterna. E, no domingo, será a Portuguesa. Ou seja, o FC Cascavel está com a faca e o queijo na mão para terminar a semana somando nove pontos em três partidas e entrar, definitivamente, na briga por uma das vagas na próxima fase da Série D.

O jogo contra os cariocas marca o fim do primeiro turno, ou seja, a metade da fase.

Pelo que se viu contra o Toledo, Caranhato resolver alterar peças e o desenho tático. Como só a vitória interessava, o meio-campo ficou mais ofensivo, sem o xerifão de volante e com mais liberdade para o avanço pelas pontas.

Independente de ter, ou não, jogado bem, o importante é que o resultado veio para dar mais tranquilidade para a sequência do trabalho.

O jogo de hoje não será fácil, apesar das muitas mudanças no Nacional que podem ter tirado um pouco do conjunto que vinha sendo construído. A troca de técnico e a saída de alguns jogadores pode fazer a diferença. O time de Rolândia tem tomado a maioria dos gols no segundo tempo e após os 30 minutos, o que pode ser indicativo da falta de fôlego para o final da partida.

De qualquer maneira, eu apostaria minhas fichas no FCC como favorito seja pelo futebol seja pelo preparo físico.

Extremos

A ponta de cima e a ponta de baixo da tabela se enfrentam hoje no Estádio 14 de Novembro. O lanterna Toledo recebe o líder Bangu. Para os donos da casa, é mais uma chance de recuperação no campeonato após todas as mudanças feitas. Há quem garanta que o jogo contra o FCC, no domingo, foi o melhor do time até agora. Seria muito bom poder ver o Toledo se recuperando, segurando os líderes e ajudando o FCC a se aproximar da vaga.

Dureza

Dirigir time grande não é fácil. A pressão vem de todo lado. Enquanto os positivistas mostravam a quantidade de times salvo de rebaixamento, os pessimistas apontavam para os cinco rebaixamentos em dez anos dos times comandados por Vagner Mancini. Hoje, ele estreia no Corinthians, que está na lanterna, depois de ter deixado o Atlético-GO na 12ª colocação do campeonato.

 

Inter

Está difícil a vida de Eduardo Coudet para escalar o Inter. Vale lembrar que os resultados continuam positivos. O mais novo integrante do departamento médico colorado é o volante Heitor, com lesão muscular, e desfalque certo para a partida contra o Sport. Heitor havia assumido a posição por conta da lesão de Saravia. Ou seja, hora de benzer o elenco.

 

Grana alta

Depois das igrejas, agora parece que será a vez dos times de futebol pedirem anistia de dívidas. Levantamento da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) mostra que os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (mais o Cruzeiro), devem R$ 2,8 bilhões ao governo federal. Os valores são referentes aos débitos tributários e previdenciários, Imposto de Renda, CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS e Cofins, FGTS e INSS.