Opinião

Coluna Conexão Esporte | Sabadão da decisão

Coluna Conexão Esporte | Sabadão da decisão

Não sei o tanto que o “fator casa” tem sido importante em épocas de pandemia, sem torcida, sem barulho. Mas, se os números são positivos, vale se apegar a eles para encarar as decisões deste sábado.

No caso do futsal, o time precisará confirmar a invencibilidade caseira na temporada 2020 se quiser avançar nas duas competições que restaram após a eliminação nas quartas da Liga Futsal.

Confesso que, para o jogo deste sábado, a preocupação é um pouco menor, mesmo com a evolução que o time do Marechal apresentou nas últimas semanas. De qualquer forma, considero o Cascavel como favorito. Já para a partida da segunda-feira, o buraco é mais em baixo. Será preciso vencer o Dois Vizinhos, time “encardido”. Osso duro.

O FCC também aposta nos números caseiros para pegar o Novorizontino. Na primeira fase, foram quatro vitórias aqui, três contra os times que ficaram fora da classificação – Portuguesa, Nacional e Toledo – e uma diante do Bangu. Outros dois empates e uma derrota.

O torcedor que acompanha sabe que é preciso um pouco mais a partir de agora, especialmente pelo nível dos adversários que vêm por aí.

O jogo de hoje é, talvez, o mais forte que a equipe enfrentará na competição.

Jogar bem, nesse caso, é secundário. O que vale no mata-mata é o resultado.

Os primeiros 90 minutos são neste sábado, e sair com vantagem será importantíssimo.

 

Arbitral

Terminou na sexta o prazo de inscrição para as equipes que irão disputar o Paranaense 2021. Na próxima quinta-feira, em formato digital, a Federação reúne os representantes dos 12 times que disputarão o campeonato a partir de fevereiro. Por conta da pandemia e do novo calendário anunciado pela CBF, pode haver alguma alteração na fórmula de disputa.

 

Nada certo

Basquete e futsal terão jogos normalmente neste fim de semana pelos campeonatos estaduais. Apesar da incerteza causada pelo novo decreto do governo do Estado, as federações decidiram realizar as competições. Porém, a situação pode mudar a partir da próxima semana, se os casos de covid-19 continuarem aumentando e lotando os hospitais.

 

Liberta

Começa na próxima terça-feira a fase de quartas de final da Libertadores. O Palmeiras será o primeiro brasileiro a entrar em campo, no Paraguai, contra o Libertad. A volta será no dia 15. Grêmio e Santos se enfrentam no dia 9, na Arena, com a volta no dia 16, na Vila Belmiro. O Inter, se passar pelo Boca Juniors, joga no dia 16 contra o Racing. River Plate x Nacional se enfrentam nos dias 10 e 17.

 

Liga

Fim de semana de semifinais da Liga Futsal. Tudo no domingo. O Magnus recebe o Tubarão, uma das surpresas no meu entendimento. A outra semifinal será entre Corinthians e Joinville. Por tudo o que aconteceu nas fases anteriores, não tem como deixar de considerar o Magnus como favorito. Será que dá para apostar em alguma surpresa?