Opinião

Coluna Conexão Esporte: queimei a língua

Apesar do bom toque de bola, o FC Cascavel enfrentou alguma dificuldade na saída da defesa por conta da marcação adversária

Coluna Conexão Esporte: queimei a língua

Às vezes, a gente pesquisa, compara, estuda e… quando a bola rola, as coisas ficam diferentes. A frieza dos números indicava que teríamos uma vitória cascavelense na estreia da Série D.

Talvez eu não tenha prestado a atenção que o time rebaixado no Cariocão veio com várias caras novas e que apresentaram algo diferente em campo.

Apesar do bom toque de bola, o FC Cascavel enfrentou alguma dificuldade na saída da defesa por conta da marcação adversária. O começo das jogadas não foi tão fluido quanto estávamos acostumados a ver.

A vantagem construída no primeiro tempo foi interessante, mas o pênalti mal marcado pelo árbitro iniciou a mudança da história. Não posso afirmar se houve um descontrole da equipe com o erro da arbitragem, a verdade é que a Cabofriense tornou as coisas mais difíceis no segundo tempo.

Depois de ficar na frente outra vez, achei que o time iria segurar a bola e garantir o resultado. Mas, tomar contra-ataque aos 48, estando vencendo um jogo difícil, não pode ser considerado algo legal. Os dois laterais estavam no ataque, o meio e a defesa estavam expostos, e permitiram a jogada de velocidade que resultou no empate. Imagino que Caranhato já tenha puxado a orelha da rapaziada.

É preciso estar mais atento. Jogar com o resultado e fazer o necessário para se classificar.

A estreia serve de alerta para a sequência.

 

Menos mal

Portuguesa e Ferroviária são os líderes do Grupo A7, com vitória sobre Toledo e Nacional. Os efeitos do empate do FC Cascavel com a Cabofriense acabam amenizados pelo empate do Mirassol com o Bangu, por 1 a 1. Ou seja, dois dos favoritos do grupo jogaram em casa e não venceram os times apontados como menos fortes.

 

Artilheiro

Os três gols da Cabofriense renderam a artilharia do campeonato para o Gustavo Coutinho. Sim, ele foi o autor dos três gols do time carioca na partida, um deles em cobrança de pênalti e outros dois em conclusões dentro da área. Há quem quisesse vê-lo no domingo à noite pedindo a música preferida na televisão, mas não rolou.

 

Até o fim

Assim como tem acontecido em algumas partidas do Brasileirão, muitos dos jogos da primeira rodada da Série D tiveram gols marcados no período de acréscimos. Foram, ao menos, 12 gols. Em um dos jogos, Atlético de Cajazeiras 1×2 Globo, todos os gols foram marcados após os 45. Atualmente, não é uma boa ideia ficar fazendo cera. Em média, as partidas têm apresentado seis minutos de acréscimos. É muito tempo.

 

Incoerência

A CBF adotou medidas diferentes para casos iguais de times com covid-19 na primeira rodada da Série D. A partida entre Guarany de Sobral x Salgueiro foi adiada porque o time da casa teve nove jogadores testados positivo. O adiamento só foi anunciado no domingo, depois que o Salgueiro já estava em Sobral. Já o Palmas teve que completar o time titular com jogadores do sub-20 para jogar, mesmo tendo solicitado o adiamento após o resultado dos exames. Sem contar diversos times que ficaram com apenas 2 ou 3 jogadores reservas.