Opinião

Coluna Conexão Esporte: Quanto vale a elite??

O assunto é, novamente, a carreira de treinador no futebol brasileiro

E me baseio nas declarações dadas por Eduardo Baptista ao assumir o Mirassol, na tarde de quinta-feira. Ele estará aqui, em Cascavel, quando o time paulista enfrentar o FCC pela Série D.

Caso você não tenha visto por aí, eu reproduzo a declaração dele aqui. “Estava em uma ciranda que dependia da vitória de amanhã. Dependia do resultado e parte do trabalho e filosofia acabavam ficando de lado”.

É quase como ter que vender o almoço pra comprar a janta.

Será que essa ciranda e os salários maiores compensam?

Nem sempre estar em uma posição de destaque pode representar tranquilidade, alegria e condições de trabalho. A saída do Eduardo do CSA na semana passada deixa isso claro.

Na hora de demiti-lo, os dirigentes não levaram em conta o fato de o time ficar quase duas semanas sem poder treinar, já que muitos jogadores estavam com covid-19. Não levaram em conta que o time que entrou em campo praticamente era o reserva. Nem sequer lembraram que o próprio técnico também teve problemas de saúde com o coronavírus.

Mirassol e FCC são, na minha opinião, os favoritos do Grupo A7. São times estruturados, com planejamento estratégico e com um projeto de aonde chegar. A tendência é que Eduardo Baptista não seja cobrado por resultados logo nas primeiras rodadas. Tanto que seu contrato já inclui o Paulistão 2021.

Algumas coisas precisam de tempo para ter resultado. O futebol é uma delas.

Liga Futsal

A competição nacional terá três partidas neste sábado. O Pato vai receber a Assoeva, às 19h15, devendo contar com a reestreia de Neguinho. Já o Foz está em Erechim e tenta somar seus primeiros pontos depois de perder as três partidas iniciais. O outro jogo será entre Carlos Barbosa e Joinville, resultado que interessa diretamente para o Cascavel Futsal na briga pela liderança do grupo. Vale lembrar: a competição mudou a forma de disputa para fechar o calendário. Agora é tudo dentro do grupo.

Série Prata

Apenas a Série Prata vai movimentar o futsal paranaense neste sábado. Serão quatro jogos para dar sequência ao campeonato que sofre com as mudanças de tabela por conta da pandemia. Alguns times ainda estão impedidos de jogarem em suas cidades. O São Miguel, um dos representantes da região, vai receber o Bituruna. O time é o vice-líder da competição com duas vitórias e um empate. Guarapuava x Coronel Vivida, Pinhão x Mariópolis e Pitanga x APAF completam os jogos.

Ameaça

Ofício enviado pela Federação Paranaense de Futebol de Salão informa que a entidade não reconhece a competição da Liga Futsal Paraná. O caminho indicado no comunicado é o do TJD para uma possível punição tirando os times da Série Ouro e da Série Prata caso atuam na LFP. Até agora, Marechal e Cascavel fizeram o único jogo da “competição clandestina”. Repito o que escrevi na coluna de ontem: passou da hora de os clubes decidirem se querem, ou não, a LFP. Ou se querem seguir com a FPFS.

Mudança

A direção dos canais esportivos da Disney (ESPN e Fox Sports) definiu que todos os profissionais e os programas devem se referir ao estádio do Corinthians como Neo Química Arena. Seguindo o padrão que já existe com citação ao Allianz Parque e a outras arenas no Brasil e no exterior. Deve-se fazer o mesmo com nomes dos times do futebol, do futsal, do vôlei. Sempre defendemos que as empresas estejam perto do esporte, então, a imprensa também deve dar esse retorno na hora de falar.

Games

O mundo dos jogos eletrônicos continua movimentando bilhões e, agora, passa a despertar a atenção de muitos famosos. Cantores como Projota e Anitta acabam de lançar suas plataformas para os gamers se encontrarem. A aposta é em jogos já conhecidos como o CS-GO e Free Fire. As ações fazem parte de uma estratégia do Facebook, que lançou o Facebook Gamming para rivalizar com o Twitch, uma espécie de Youtube dos games.