Esportes

Coluna conexão esporte: ou vai ou racha

Coluna conexão esporte: ou vai ou racha

Por Osires Junior

Passou da hora de os times do futsal paranaense decidirem se querem, ou não, o funcionamento da entidade criada por eles mesmos por descontentamento com a Federação – a Liga Futsal Paraná.

A entidade está sofrendo um desgaste extremamente desnecessário para poder realizar seu campeonato, seja por tentar acomodar as datas entre jogos da Série Ouro e da LNF, seja pela batalha nos bastidores em que nem todos os acordos firmados no ano passado estão sendo mantidos ou honrados em 2020.

Os últimos episódios com a Secretaria de Saúde estadual por conta dos protocolos, o adiamento de jogos e as negativas da FPFS em termos de reconhecer a entidade e suas competições tornaram necessário que os dirigentes definam o que querem. Ou se abraçam com a FPFS e seguem jogando o ano todo atrás apenas de vaga em outras competições, ou fortalecem a LFP e vão cuidar da sua própria entidade.

O que rolou nos bastidores desde segunda-feira para que se tivesse condições de fazer o jogo de ontem entre Marechal e Cascavel é coisa de quem joga contra a modalidade.

Pelo menos na minha visão, não há mais jeito de união entre as duas entidades estaduais e, consequentemente, não há como elas coexistirem com a mesma clientela.

Aliás, esse é o grande problema que faz com que até hoje o futsal não seja considerado um esporte olímpico. Seus dirigentes não se acertam. Estamos com Fifa, Fifusa e AMF como entidades mundiais para a mesma modalidade. Cada uma com suas regras e seus estilos de arbitragem. O Comitê Olímpico Internacional não aceita isso e, logo, não insere a modalidade nos jogos.

Saúde

No mundo de quase pós-pandemia, sempre bom contar com mais espaços para as atividades físicas. A reabertura do Centro Esportivo Ciro Nardi, em Cascavel, com várias melhorias, chega em boa hora para a população em geral. Já para os atletas, espero que possam retomar as atividades em breve e a pista de atletismo esteja bem melhor. A nova casa já ficou show.

Acep

A imprensa esportiva paranaense está se mobilizando para reativar a sua associação. Nos últimos anos, a entidade perdeu força, perdeu associados, perdeu até o site. O atual presidente ocupa o cargo de maneira irregular desde 2017, uma vez que não convocou novas eleições e não poderia ser reeleito conforme estatuto. Mas nem sempre é fácil tirar o doce da mão da criança.

Acréscimos

O aumento no número de substituições no futebol ocasionou um aumento no tempo dos acréscimos em cada partida. O resultado disso é que os jogos estão, cada vez mais, sendo decididos nos minutos finais. Foi assim na rodada do Brasileirão de quarta-feira em, pelo menos, dois jogos. Ontem, na Liga das Nações da Europa, a Espanha marcou aos 49, e garantiu o empate com a Alemanha.

Susto

A quantidade de técnicos demitidos no futebol brasileiro deve ser recorde mundial. Fico a pensar se faz parte apenas da nossa cultura essa coisa de trocar um em vez de cobrar o rendimento de 11 bem assalariados. Eu me lembro de quando Andrés Sanchez bancou a permanência de Tite no Corinthians após um início bem ruim. O resultado veio meses depois, no Japão. Trabalho de longo prazo. Conceito.