Opinião

Coluna Conexão Esporte: olho na tela

A demora do VAR

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Mais uma vez, as principais discussões da rodada do Brasileirão ficaram por conta daquilo que deveria vir, justamente, para acabar com as discussões, o VAR.

O assistente de árbitro causou polêmica, irritou dirigentes, técnicos, jogadores e, acredito, a própria arbitragem. Em alguns casos, muita demora para se checar um lance. Mais demora para chamar o árbitro e ainda mais tempo para se ter uma conclusão. Lamentável!

A demora causa irritação. Desequilibra os atletas e pode causar problemas maiores em campo. Não tenho dúvida, por exemplo, de que o goleiro Gatito Fernandes será punido por ter chutado, e derrubado, a estrutura do VAR ao lado do campo no último jogo do Botafogo.

Assim como não tenho dúvidas de que a ferramenta tem evitado algumas injustiças, talvez alguns impedimentos que são imperceptíveis aos olhos humanos e passariam em uma situação sem a eletrônica. O primeiro gol anulado do Santos mostrou isso.

“Ahhhh, mas o futebol precisa disso”, dizem os apaixonados. Talvez não precise mais.

Pode ser constrangedor, demorado, mas, se evita injustiça, tá apoiado.

O que falta é uma melhor manipulação.

Quem sabe, uma alteração nos procedimentos de análises.

Olho

A partir de hoje, será possível trazer mais informações para os leitores da coluna sobre a preparação do FC Cascavel. Ontem, a assessoria do clube anunciou que a imprensa terá acesso ao CT duas vezes por semana para acompanhar os treinos e realizar o trabalho do jeito que deve ser. Desde o final da primeira fase do Paranaense isso não era possível, por conta da pandemia e dos cuidados com o isolamento do elenco.

Brilhou

A imprensa de Londrina já tem um jogador para considerar craque e titular absoluto no time. Bastaram 45 minutos e dois lançamentos para gol para que Adenilson já seja considerado titular absoluto para a sequência da Série C. Adennilson entrou no intervalo do jogo de domingo, contra o Boa, e deu as assistências para os dois gols de Junior Pirambu, na vitória por 2 a 0, a primeira do LEC.

Hotel

O Cascavel Futsal só conseguiu sair de Francisco Beltrão após o jogo de ontem à noite pela Liga Futsal, já na madrugada de hoje. Tudo por conta da logística necessária para se cumprir os protocolos. Como está proibida a utilização de chuveiros nos vestiários dos ginásios, o time precisou dar entrada em um hotel para que os atletas tomassem banho para só depois poderem jantar de voltar para casa. Novos tempos.

Mais um

Estamos quase atingindo a média de um técnico demitido por rodada no Campeonato Brasileiro. Ontem, foi a vez de Felipe Conceição, que estava no Red Bull Bragantino. E, ao que tudo indica, teve tática extracampo de parte do elenco, com algumas figuras reclamando de estarem na reserva. Enfim, caiu, com nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas no currículo.

Gringos

O site UOL trouxe, ontem, levantamento que aponta que o Campeonato Brasileiro está há 33 rodadas sendo liderado por um time que tem um técnico estrangeiro. Isso mesmo. Desde o Santos de Sampaoli, em meados de 2019, passando pelo Flamengo de Jorge Jesus até o fim da última edição. Agora, em 2020, começamos com o Atlético Mineiro, de Sampaoli, e seguimos com o Internacional, de Coudet.