Opinião

Coluna Conexão Esporte: o perigo do retorno

Coluna Conexão Esporte: o perigo do retorno

Circulou ontem um texto dando conta de que o Toledo teria sido o único time do Brasil a não ter jogadores testados com covid-19 porque deram doses de ivermectina para os atletas. Tem tudo para ser fake de algum pirado em soluções mágicas para a pandemia.

A verdade é que o time do oeste teve casos antes de fazer a apresentação oficial, chegando a adiar o início dos treinos por conta de integrantes do elenco com covid-19 (vale aquele recado de checar antes de espalhar, né?).

Outra notícia que circulou ontem, esta sim, verdadeira, é que muitos integrantes do mundo do futebol estão apresentando testes positivos e sintomas pela segunda vez, o que está intrigando membros dos departamentos médicos dos clubes e ampliando as possibilidades de uma nova paralisação no campeonato, apesar de a CBF não ter se manifestado sobre isso.

Do ponto de vista da saúde, é uma quebra do que se acreditava que quem já pegou não pegaria mais. Os médicos não sabem falar se é o mesmo vírus ou uma variação.

Pela previsão de especialistas, deverá ser mais comum nas próximas semanas os jogadores apresentarem testes positivos para covid-19 pela segunda vez e virarem desfalques novamente por causa dos protocolos de segurança. A repetição se explica pelos atletas terem, em geral, quadros muito leves da doença.

Por via das dúvidas, é melhor continuar se cuidando.

Depois do famoso “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, agora vamos de “isolamento, máscara e álcool em gel fazem bem pra você”.

 

Handebol

Ficou difícil para o ACH/Lanali/02 Saúde/Cascavel na Liga Nacional de Handebol. O time sofreu derrotas nas duas primeiras partidas disputadas – contra o Londrina, na estreia, por 27 a 22, e ontem, para o GHC/uninassau do Piauí, por 33 a 27. O time fecha a participação na fase enfrentando o Avaí, nesta quinta.

 

Boa vontade

Os dirigentes da Liga Futsal Paraná vêm mostrando muito boa vontade para não atrapalhar a reta final da Série Ouro. Criada pelos próprios times, a entidade pode até alterar seu regulamento e fazer jogo único na final para não sobrecarregar um de seus integrantes. Isso mostra que estão mais preocupados com o bem da modalidade e dos atletas. Parabéns aos envolvidos.

 

Incentivo

Será apresentado hoje o novo edital do programa Proesporte, do governo do Estado. A apresentação será por live nos canais da Superintendência do Esporte do Paraná. Estima-se que serão liberados até R$ 9 milhões em recursos oriundos de incentivo fiscal por meio do ICMS para projetos que forem aprovados.

 

Puskas

Sai hoje o vencedor do gol mais bonito da temporada passada. O futebol brasileiro está representado na votação final pelo uruguaio De Arrascaeta, do Flamengo, na partida contra o Ceará, pelo Brasileirão 2019. Também concorrem o uruguaio Suarez, ainda pelo Barcelona, hoje no Atlético Madrid; e o sul-coreano Heung-min Son (Tottenham).