Opinião

Coluna Conexão Esporte: O (mau) exemplo

Por Osires Junior Nadal

Foto: UEFA
Foto: UEFA

Durante os jogos da fase final da Champions, a imprensa em geral e parte do público idolatraram Neymar, já o colocando como favorito na disputa ao prêmio de melhor do mundo. Lembro que comentei com amigos que era melhor esperar o início das eliminatórias e outros jogos para ter uma análise mais fundamentada.

Pois bem, a notícia de ontem já fez a maré virar e Neymar voltar a ser vilão. Não pelo seu futebol, mas por suas atitudes. A confirmação de que o jogador é um dos integrantes do elenco do Paris Saint-German que testaram positivo para a covid-19 está trazendo, novamente, a discussão sobre o comportamento do jogador.

E não é só dele. Recentemente, temos visto jogadores, cantores, artistas, entre outros famosos postando fotos e vídeos em festas, aniversários, churrascos e confraternizações em geral. E nada dos cuidados com coronavírus. Difícil achar uma postagem que apareçam com máscara ou qualquer outra proteção.

No caso de Neymar, foram diversas fotos e vídeos no litoral europeu. E algumas delas em companhia de outra pop star, a cantora Anitta. Até parece que não temos mais pessoas nos hospitais, gente contaminada no mundo todo e, infelizmente, ainda com muitas mortes.

Podemos dizer que o mau exemplo acabou punindo a estrela. Tomara que não seja nada grave e apenas um dos muitos casos assintomáticos.

É preciso entender o papel que se tem em uma sociedade.

Atletas são sempre exemplo, bom ou mau, para muita gente.

As meninas

A sueca Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira feminina, convocou 24 jogadoras para um período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Todas as atletas escolhidas atuam em times brasileiros, já que, por conta da pandemia de coronavírus, há restrições de viagens internacionais. O grupo estará reunido de 14 a 22 de setembro. De acordo com a CBF, todos os clubes envolvidos concordaram com a liberação das jogadoras.

Equidade

Durante o anúncio da convocação, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, informou que as atletas da seleção feminina receberão os mesmos valores nas convocações e nas premiações das seleções masculinas. As ex-jogadoras Aline Pellegrino e Duca Luizelli foram nomeadas coordenadora de competições femininas e coordenadora de seleções femininas, respectivamente. Ou seja, temos um departamento exclusivamente feminino para o futebol feminino.

Tipo Exportação

É de quase 50% a proporção de jogadores brasileiros que atuam no Campeonato Inglês e que nunca jogaram uma partida de Série A do Campeonato Brasileiro. Uma clara evidência de que nossos jogadores estão saindo para a Europa cada vez mais cedo. Em 2020/2021, esse número tende a subir, já que alguns novos nomes devem pintar no País. Thiago Silva, por exemplo, foi anunciado pelo Chelsea. No Arsenal, o jovem Gabriel Magalhães, ex-Lille, é a novidade. Allan, do Napoli, está próximo de ser anunciado pelo Everton.

Internacional

Alemanha e Espanha se enfrentam na estreia da segunda edição da Liga das Nações nesta quinta-feira, às 15h45 (horário de Brasília). O duelo irá colocar frente a frente o trabalho de 14 anos de Joachim Low com a campeã do mundo em 2014 contra o projeto de renovação que Luis Enrique tenta promover na vencedora da Copa de 2010. O confronto é válido pelo Grupo 4 da Liga A.