Esportes

Coluna conexão esporte: matemática

Coluna conexão esporte: matemática

Foi na calculadora a definição das últimas vagas às quartas de final do Paranaense de Futsal. Se Cascavel e Umuarama despontaram e garantiram os primeiros lugares em seus grupos com certa antecedência, teve time se classificando nos últimos segundos, graças aos gols sofridos por concorrentes diretos e que mudaram os cálculos da vaga.

A eliminação do atual bicampeão da Liga Futsal poder ser uma surpresa para quem não está acompanhando a competição tão de perto. Mas, o atual Pato está bem diferente do time do ano passado. E olha que esta semana o time anunciou a contratação do goleiro Thiago, que por muitos anos defendeu a Seleção Brasileira.

Ao Cascavel Futsal fica a certeza de que a atenção precisa ser redobrada para os playoffs. O Marechal já foi batido pela Serpente, em jogo da Liga Paraná (5×1), mas de lá para cá houve evolução e o time é um dos líderes da LPF.

A receita que vem dando certo até agora tende a ser mantida pela comissão técnica, fazendo o revezamento entre os atletas para amenizar o desgaste dos jogos em três competições e as muitas viagens que tem pela frente.

Dos confrontos, acredito que o mais equilibrado será entre Campo Mourão e Dois Vizinhos. Já Marreco e Foz estão devendo na atual temporada, mas podem ter uma retomada a qualquer momento.

 

Elenco

Nem Mister M vai dar jeito no time do Corinthians. A derrota para o América Mineiro, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, tornou ainda mais evidente que o problema do time não era o Tiago Nunes nem será o Vagner Mancini. O problema está no elenco inchado e com baixa qualidade técnica, formado por jogadores que não conseguem se encaixar em qualquer modelo de jogo.

 

Caseiro

O Coritiba adotou uma solução caseira para a sequência do Campeonato Brasileiro. Sem conseguir contratar um técnico após a demissão de Jorginho, o time recorreu ao ex-jogador Pachequinho, que durante anos foi o técnico da base e já assumiu o time em algumas oportunidades. Pachequinho estava afastado do Coxa, mas teve seu retorno anunciado na semana passada.

 

Público

A CBF parece ter abandonado a ideia de colocar público nos estádios ainda este ano. Apesar de não falar abertamente, a entidade já prevê novos fechamentos observando a segunda onda do vírus que aparece em alguns pontos da Europa. Logo, a tentativa de colocar público nos estádios não está sendo tratada como prioridade. A ideia principal é conseguir fechar a atual temporada dentro das datas previstas, desde que não se tenha uma nova onda por aqui.

 

Pegada

Um crescimento superior a 50% no rendimento colocou Inter e Flamengo nas primeiras posições do Brasileiro. O rendimento mensal avaliado pelos matemáticos da bola também aponta que o Atlético Mineiro, líder até o início do mês, teve uma queda de 47% em relação ao rendimento obtido em setembro. Por falar em Inter e Flamengo, o rendimento vai bem, também, na Copa do Brasil, com as vantagens construídas fora de casa nos jogos de ida.