Opinião

Coluna Conexão Esporte: Justiça com os números

Coluna Conexão Esporte: Justiça com os números

Escrevi aqui, na coluna de terça-feira, que as estatísticas de uma partida nem sempre confirmam o resultado.

E nem sempre o time de melhores números é o campeão, em se tratando de campeonato com playoffs.

Mas, desta vez, os números não deixam margem de erro para a sexta conquista do Cascavel Futsal. Foi uma campanha espetacular, que fica ainda melhor se levarmos em conta que o time superou fases em outras duas competições e teve muito mais jogos que seu adversário da final.

Mérito para o trabalho. Trabalho em equipe (não cito os nomes para não encher a coluna; felizmente, são muitos), que começa no planejamento administrativo-financeiro do grupo que corre atrás da grana, passa pela comissão técnica e termina com as coisas darem certo dentro de quadra com os jogadores.

Cassiano tem seu mérito como “fominha” por informação e conhecimento da tática. Rafael Martins é uma fera da preparação física alinhada com a fisiologia. E o que falar de caras que pouco aparecem, mas que já têm um montão de títulos nos bastidores como Gilmarzinho, Mangaba, Robertão, Paulo Rocha e Macanhão.

Deu-se sequência a uma história vitoriosa que pode ter novos capítulos alegres daqui em diante. Se o primeiro objetivo era recuperar o estadual, está concluído com sucesso.

Que tal, agora, pensarmos grande e buscar um título nacional??

 

Festa

Ao que tudo indica, a comemoração da conquista do título foi longe. Alguns integrantes do elenco postaram mensagens em redes sociais e responderam pessoas que enviaram felicitações pela conquista por volta das três da madrugada. Com tanta adrenalina e sem jogos até o ano que vem, dormir é coisa que fica como última tarefa a ser pensada.

 

Pontaria

Repercutiu nas redes a pontaria do técnico Nei Victor. O gesto característico de tiro foi direcionado, aparentemente, para o banco de reservas do Cascavel, mas as imagens das transmissões não identificaram o alvo. Nei sempre foi assim, não gosta de perder e, no calor do jogo, é capaz de várias coisas. Ao apito final, volta a ser o Nei sorrisão e parceiro. Também está de parabéns pela campanha que fez.

 

Bigode

E não é que o presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão, Jesuel Laureano, apareceu para a entrega do troféu ao time que dias atrás ele suspendeu no campeonato e depois tomou uma goleada no STJD. Deve ter sido uma situação bem embaraçosa para ele. Afinal, o Cascavel, ao lado do Marechal, foi o único que não se rendeu às pressões entre os times que foram punidos. Por falar nisso, esse assunto ainda não foi encerrado.

 

Estadual

Aumento no número de times, mudança de fórmula e início até o fim de março. Essas são algumas das metas que a FPFS tem para a Série Ouro em 2021. Por conta da pandemia, a Taça FPFS não foi realizada e não vai haver rebaixamento. O campeonato terá 16 times, e se até lá a situação já estiver mais equilibrada, pode-se ter o retorno de uma fórmula um pouco mais longa.

 

Série D

Os jogos de ida das oitavas de final da Série D tiveram quatro empates e duas goleadas como destaque. O resultado mais expressivo foi o 4 a 0 do Mirassol sobre o Brasiliense, time de melhor campanha até agora na competição. O São Luiz-RS, também tomou 4 a 0, do Aparecidense. O Novorizontino, que eliminou o FC Cascavel, empatou fora com o Goiânia (1 x 1). Os outros empates foram: Juventude-MA 2×2 Floresta-CE, Galvez-AC 1×1 América-RN e Salgueiro 1×1 Altos. Os jogos de volta serão neste domingo.