Opinião

Coluna Conexão Esporte: Haja tecnologia

Coluna Conexão Esporte: Haja tecnologia

Faz tempo que a coisa deixou de ser resolvida só na quadra. E não pense que jogador vive só de água em treino.

O trabalho por trás de uma equipe de competição envolve muito mais pessoas e muito mais ciência que em qualquer outra época.

O conceito de jogo mudou, logo, também mudou a preparação física, a fisiologia, a intensidade.

A atual maratona de jogos do Cascavel Futsal, por exemplo, poderia ser considerada desumana há algum tempo. O time está jogando praticamente a cada 48 horas, sem contar as viagens.

É aí que entra a ciência.

Para suprir o desgaste, o preparador físico Rafael Martins tem feito um trabalho que pode ser chamado de multidisciplinar, apesar de ele atuar em carreira solo. Números dos jogos, tempo do jogador em quadra, aliados a avaliações de treino, percentuais disso e daquilo que fazem com que ele tenha autoridade e possa chegar ao técnico para dizer que tal jogador precisa ficar fora de uma partida para não sofrer lesão. Ele também pode escalar alguém, caso entenda que o suposto reserva tem melhores condições que o titular que vem atuando.

E cabe ao técnico e aos que fazem parte da comissão e da diretoria darem o suporte e sempre buscarem melhorar as condições de trabalho, de avaliação, com a aquisição de equipos e programas.

Vamos ver hoje, contra o JEC, quem vai estar melhor.

Vetado

A polêmica sobre a volta do público aos estádios de futebol já vai ganhando novos capítulos. Enquanto a CBF se reúne hoje com os dirigentes da Série A, o governo de São Paulo anunciou ontem que não vai permitir a presença de torcida em jogos de futebol, seja pelo Campeonato Brasileiro da Série A ou no jogo do dia 9 de outubro entre Brasil e Bolívia, na Neo Química Arena, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Aqui, no Paraná, a decisão deve ser a mesma.

Tapa na cara

O coronavírus debocha dos arrogantes. Normalmente, os que se julgam imunes estão sendo contaminados. Basta lembrar que tudo que o Flamengo, por seus dirigentes, fez durante a pandemia com desrespeito às regras, dizendo ter o melhor dos protocolos. Agora, tem mais de dez casos dentro do grupo, incluindo o dirigente Rodolfo Landin.

Fora da lista

A quarta posição na lista geral de votação deixou Neymar fora da possibilidade de ganhar o prêmio de melhor jogador promovido pela Uefa. Também ficaram fora, pela primeira vez nos últimos dez anos, Messi e Cristiano Ronaldo. Os finalistas são Lewandowski, De Bruyne e Neuer. O anúncio será realizado no dia 1º de outubro durante sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com 55 gols em 47 jogos e três títulos na temporada, Lewandowski é o favorito.

Acadêmicos

Estamos entrando na última semana para que os acadêmicos de Educação Física da região se inscrevam para o projeto Verão Maior, que será realizado no litoral e na Costa Oeste. O edital é direcionado aos acadêmicos que estejam cursando o 3º ano (a partir do 5º período) em diante, devidamente matriculados em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, do Paraná. Os interessados devem apresentar o pedido de participação até as 17h do dia 2 de outubro de 2020,