Esportes

Coluna Conexão Esporte: finalmente

Recebi, ontem, a notícia de que foram liberados os recursos para a compra de todo o mobiliário para “rechear” o Centro de Excelência do Atletismo de Cascavel, construído há quase cinco anos mas que até agora praticamente não viu atleta treinando na pista. Também foi alvo de promessa de instalação de um colégio militar na eleição passada. Possibilidade já descartada.

Fiquei ainda mais feliz com a cobrança do Ministério das Cidades para que o espaço seja inaugurado oficialmente, o que deve acontecer logo após o período eleitoral.

Por enquanto, duas estruturas administrativas de órgãos do governo do Paraná estão instaladas ali. Em breve, serão colocados aparelhos esportivos de última geração, que devem ser comprados no exterior e, por fim, em uma parceria já firmada, a Prefeitura de Cascavel colocará ao menos três professores da área do atletismo para trabalhar no local.

Por conta da qualidade da pista e dos equipamentos que estão sendo comprados, é praticamente certo que Cascavel receberá muitas competições estaduais do atletismo e, talvez, algumas nacionais.

Em meio à pandemia que impediu a realização de muita coisa, essa é uma boa notícia. Que as coisas possam engrenar e os atletas, finalmente, ocuparem um espaço que foi construído para eles, mas que até agora ficou inutilizado.

 

Recurso

Os times do futsal que foram suspensos pela FPFS já estão apresentando seus recursos ao STJD solicitando efeito suspensivo da decisão, o que deve permitir que sigam atuando na Série Ouro até a definição do campeão. Só o recurso do Cascavel Futsal tem quase 50 páginas. Enquanto isso, a FPFS emitiu nota à imprensa fazendo suas ponderações sobre a situação e o suposto desrespeito dos times ao regulamento.

 

Taça

Conversei com pessoa altamente qualificada na parte de regulamentos e fórmulas de campeonato. O entendimento dela é que, se as suspensões forem mantidas, o Umuarama deve ser declarado campeão por ser o único que avançou para a segunda fase. Até mesmo a Taça FPFS, criada para dar atividade aos times que fossem eliminados, corre o risco de não sair caso não tenhamos mudanças nas decisões.

 

Vôlei

Mais um time paranaense está garantido na Superliga B, desta vez, no masculino. O Amavôlei/Maringá garantiu o acesso ao vencer as disputas do grupo 1 da seletiva realizada em Joinville. A disputa da vaga foi com o São José dos Pinhais, que terminou em segundo. Agora, os maringaenses se juntam a Vôlei Futuro Assaí (SP), campeão do Grupo 2, Unimed/Aero (RN), que ganhou o Grupo 3, e Vila Nova (GO), vencedor do Grupo 4.

 

Sula

A Conmebol anunciou ontem que a finalíssima da Copa Sul-Americana será realizada no dia 23 de janeiro de 2021, no estádio Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. Agora, espera-se que a entidade confirme os detalhes sobre a Libertadores, que, antes da pandemia, tinha sua final marcada para o Estádio do Maracanã. A confirmação pode ser feita ainda hoje.